Apreciadores da música entoada por corais terão oportunidade de se emocionar na noite desta sexta-feira (22). É quando acontece a primeira edição do Encontro Presto de Coros Infantojuvenis na Igreja de Cristo, conhecida como Igreja do Relógio, Centro de São Leopoldo, reunindo grupos do Vale do Sinos.
A iniciativa é do Projeto MusiCâmara, desenvolvido pela Presto Produções e Promoções Artísticas com incentivo do Ministério da Cultura. “Este evento é muito importante para nossa companhia, porque o canto coral é o nosso maior propósito”, ressalta Lucia Passos, fundadora e preparadora vocal da Presto, que já tem consolidados programas como o Madrigal Presto, Laboratório Coral e Oficina Coral Adulto. “Desejamos também fortalecer os corais infantis e juvenis, pois amplia-se a oferta da atividade coral, motivando crianças e jovens a contar, incentivando a formação de público apreciador desta forma de arte e de cultura”, enfatiza.
VEJA TAMBÉM: Festival do Japão começa hoje em Esteio; expectativa é atrair 80 mil pessoas até domingo
Apresentações
O 1º Encontro Presto de Coros Infantojuvenis terá a participação dos grupos Coral Infantil Presto (São Leopoldo), Coro Jovem Vida Encanto (Brochier) e Coro Infantojuvenil da Orquestra Villa-Lobos (Porto Alegre). O evento tem início às 19h30. A entrada é gratuita e pede-se um ingresso solidário de um alimento, um litro de leite ou material escolar para doação a entidades assistenciais.
Os corais participantes
O Coral Infantil Presto tem a regência da maestra Ana Maria Ribeira e orientação vocal de Lúcia Passos. É formado por alunos da rede escolar de São Leopoldo e das unidades Centro e Campina do Centro Educacional Medianeira. Sua criação, em 2023, permitiu a oferta da atividade coral, motivando as crianças e jovens a cantar, além do incentivo à formação de público. Em 2023, o Coral participou do Lançamento do Natal 2023, no Teatro Municipal – Centro Cultural José Pedro Boéssio e participou do espetáculo natalino “A Família Tannenbaum – Natal é tempo de amar”, realizado no Centro de Espiritualidade Cristo Rei. Em julho deste ano, integrou o concerto de abertura do Festival Musicâmara, em São Leopoldo.
O Coro Jovem Vida Encanto, de Brochier, foi fundado em 2002 e é formado por 35 integrantes. Tem a regência do maestro Adriano Roberto Krahl e faz parte do projeto de coros da Prefeitura Municipal, que mantém ainda o Coral Municipal, fundado em abril de 2001 e que hoje tem 20 integrantes.
O Coral Infantojuvenil da Orquestra Villa-Lobos, de Porto Alegre, foi formado em 2005 dentro do programa de oficinas do projeto. Conta com 18 jovens cantores e cantoras, com idade entre 6 e 16 anos. Regido pela maestra Ana Maria Althoff, o coral participa de eventos na EMEF Villa-Lobos e na comunidade, assim como de Encontros de Coros e de espetáculos da Orquestra Villa-Lobos. Instrumentistas convidados: Karen Letícia Silva das Neves, percussão; Thales Mença, piano; Vanderson Silveira, violão.
LEIA AINDA: Cultura Preta São Léo celebrará o Dia Nacional da Consciência Negra neste domingo
Programação
Coral Infantil Presto
Município: São Leopoldo
Regente: Ana Maria Althoff
Preparação vocal: Lucia Passos
Coro Jovem Vida Encanto
Município: Brochier
Regente: Adriano Roberto Krahl
Coro Infanto-Juvenil da Orquestra Villa-Lobos
Município: Porto Alegre
Regente: Ana Maria Althoff
LEIA TAMBÉM