abc+

INCLUSÃO SOCIAL

Ideas seleciona PCDs para trabalhar em São Leopoldo

Ação no Teatro Municipal contou com a participação de 16 candidatos

Publicado em: 14/03/2024 às 18h:21 Última atualização: 14/03/2024 às 18h:21
Publicidade

O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS), organização social com atuação na área da saúde, promoveu na quinta-feira (14), uma ação de captação de talentos PCDs (pessoas com deficiência) interessados em trabalhar na área da saúde de São Leopoldo. A ação contou com 17 candidatos e ocorreu entre as 9h e 17h no Teatro Municipal, localizado na rua Osvaldo Aranha, 934, no Centro da cidade. Dentre esses candidatos, 11 têm deficiências físicas e seis são diagnosticados com deficiências cognitivas.

Bruno tem dificuçdades na comunicação verbal e escrita e está buscando seu primeiro emprego



Bruno tem dificuçdades na comunicação verbal e escrita e está buscando seu primeiro emprego

Foto: Amanda Krohn/Especial

A organização está selecionando pessoas para os cargos de auxiliar administrativo, de higiene e limpeza e de Saúde Bucal, de enfermeiro e de técnico de enfermagem em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na UPA Zona Norte e para o Hospital Centenário, administradas pelo IDEAS em parceria com a Prefeitura de São Leopoldo.

Segundo a gerente corporativa de educação, Roberta Moreno, não há uma quantidade fechada de vagas e a seleção terá continuidade na segunda-feira (18), mediante entrevista de emprego, o que significa que, dependendo do resultado da seleção, todos os candidatos podem vir a ser contratados, ou não, de acordo com as oportunidades que melhor se encaixarem para cada perfil.

“O objetivo principal é abrir portas, então o único critério que temos é o exigido pela lei para áreas técnicas, que é a formação específica”, afirma Roberta. “Já para outros cargos não tem tantos requisitos porque estamos vendo isso como uma porta de acesso e de inclusão”, continua.

Caso os candidatos não sejam selecionados nesse momento, o currículo ficará salvo no banco de talentos da empresa para futuras oportunidades. A inscrição para o cadastro reserva para PCDs continua aberta por tempo indeterminada e pode ser feita pelo e-mail pcd@ideas.med.br ou pelo site da empresa.

Primeiro emprego

O jovem Bruno Fomagalli Lima, de 21 anos, tem afasia de condição e foi com sua mãe, a comerciária Lisiane de Souza Fumagalli, 44, para auxiliá-lo, uma vez que a condição gera dificuldades na comunicação escrita e oral. “Ele fez um curso de desenvolvimento de software e está procurando seu primeiro emprego, mas está enfrentando dificuldades para ser chamado para uma entrevista de emprego”, conta. “Até agora ele não foi discriminado em nenhuma entrevista, mas já tive que ouvir professores dizendo que ele não era capaz de aprender”, continua.

Ela relata que ações como essa são fundamentais para gerar oportunidades para pessoas como seu filho. “Eu sempre auxilio ele em processos seletivos e, antes de inscrevê-lo em qualquer oportunidade, eu pesquiso sobre a empresa e verifico se ela possui programas de acessibilidade para evitar que ele passe pelo trauma causado pela discriminação”, afirma.

A afasia de condução é uma condição neurológica crônica que causa a perda da capacidade de repetir palavras, frases ou orações. Segundo Lisiane, Bruno enfrenta dificuldades na fala e não consegue repetir o que ele escuta.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade