Uma visita guiada realizada nesta segunda-feira (3), marcou a abertura da Unidade de Internação Multiclínicas no Hospital Centenário. O local, que dispõe de 24 leitos clínicos SUS, foi reformado com recursos próprios e será custeado, inicialmente, com as emendas do deputado estadual Miguel Rossetto (R$ 1 milhão) e da deputada federal Any Ortiz (R$ 1,023 milhão).
Ao dar as boas-vindas aos presentes, a presidente da Fundação Hospital Centenário, Gisele da Rosa Vieira, destacou o desejo da gestão em abrir novamente a unidade que esteve fechada por 12 anos e agradeceu as emendas enviadas pelos deputados. “Esses leitos vão dar um atendimento digno e de qualidade para a nossa comunidade”.
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, parabenizou a administração e servidores do hospital, responsáveis por conduzir a instituição. “Essa parceria dos deputados, além da parceria do Governo Federal na habilitação dos leitos, vai nos dar condições de ter um serviço de qualidade. Quando eu olho esse espaço aqui, com esses equipamentos de qualidade, dá orgulho em dizer que tudo isso aqui é SUS”, disse o prefeito Vanazzi.
O secretário municipal de Saúde, Julio Dorneles, lembrou da necessidade dos novos leitos, especialmente diante da epidemia da dengue, dos reflexos da enchente e da proximidade do inverno. “Essa é uma clínica de qualidade, 100% SUS. Nesse sentido, esse esforço de abertura da Multiclínicas vale muito.”
Recursos e investimento
O vereador Gabriel Dias – autor da solicitação da emenda parlamentar – e o deputado federal Miguel Rossetto falaram sobre a importância das emendas para a área da saúde, em especial para o Hospital Centenário. A presidente da Câmara de Vereadores, Iara Cardoso, lembrou dos desafios que a saúde como um todo vai enfrentar e o necessário trabalho de restauração da cidade após as enchentes. O coordenador médico das clínicas do hospital, dr. Breno Milman, agradeceu o empenho da gestão para que a unidade pudesse ser reaberta.
Também participaram da atividade a secretária adjunta de saúde, Fabiani Oliveira; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Izabel de Oliveira; a vereadora Ana Affonso e o vereador Nestor Schwertner; direção e servidores do Hospital Centenário.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags