SUSTO

Grupamento Ambiental captura cobra cipó na Vila Tereza

Animal estava dentro de uma residência em São Leopoldo na terça-feira (6); Espécie é arisca, mas não é venenosa

Publicado em: 07/02/2024 20:19
Última atualização: 07/02/2024 20:23

O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo (GCM) realizou o resgate de uma cobra cipó (Chironius bicarinatus) na Vila Tereza. A ocorrência aconteceu nesta terça-feira, 6 de fevereiro, quando o GDA foi acionado através da Central de Operações para efetuar a captura da cobra, que estava dentro de uma residência. Após a captura bem-sucedida, o animal foi solto em seu habitat natural, longe de construções e áreas com tráfego humano.

Cobra cipó foi vista na residência de uma moradora da Vila Teresa Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de São Leopoldo

Maria do Carmo, moradora da residência, expressou sua gratidão pelo trabalho dos agentes. "A GCM teve uma rápida resposta ao chamado de resgate da cobra em nossa casa. Seu profissionalismo garantiu a segurança de todos. Obrigada pelo seu serviço e dedicação à comunidade”, agradeceu, em nota nas suas redes sociais.

Cobra Cipó (Chironius bicarinatus)

Esta espécie é muito agitada e geralmente foge no momento em que é avistada. É muito arisca e pode morder, porém não é considerada peçonhenta. Possui uma coloração verde que se confunde muito com o ambiente, principalmente por passar a maior parte do tempo nas árvores e arbustos. Atinge cerca de 1,20m, e é uma cobra fina e ágil. Alimenta-se de pequenos anfíbios, como pererecas. A reprodução é ovípara. Põe entre 15 e 18 ovos com o nascimento previsto para início da estação chuvosa. Dados obtidos através do site da Fundação Oswaldo Cruz.

Capacitação

Em maio de 2022, os agentes do GDA participaram de uma capacitação para resgate e manejo de animais silvestres no Zoológico Municipal de Canoas. O treinamento contou com a participação de cinco agentes do GDA. A atividade foi coordenada pela bióloga Gabriela Souza e pela veterinária, Isadora Favreto. Ambas atuam no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do zoo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas