BICENTENÁRIO
FOTOS: Visitas guiadas em exposição da Unisinos antecipam Fórum Brasil e Alemanha
Os eventos fazem parte das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã em São Leopoldo, que seguem até o final do ano
Última atualização: 16/10/2024 21:12
Uma visita guiada à exposição Memórias: Objetos, Imagens e Histórias antecipou o Fórum Brasil e Alemanha: Passado, Presente e Futuro - Vozes da Imigração Alemã na noite desta quarta-feira (16), na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Os eventos fazem parte da comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã, organizado pelo Comitê Oficial do Bicentenário junto à prefeitura de São Leopoldo e diversas outras entidades. Na noite de quinta-feira (17), às 19h30, há o Fórum Brasil e Alemanha: Passado, Presente e Futuro - Conexões entre Brasil e Alemanha.
De acordo com o coordenador do Memorial Jesuíta da Unisinos e curador da exposição, Felipe de Assunção Soriano, atividade continua sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Nos sábados, a ação é das 9h às 12h.
Cultura alemã demonstrada em peças históricas
"A exposição é dividida em três partes. A primeira parte é a da colônia, com o kerb alemão, as flautas e as músicas. A segunda etapa é a formação, a parte intelectual, com os jornais e diversos livros sobre a cultura alemã", descreve o coordenador. "Tem ainda os QR Codes que permitem traduzir os materiais. Por fim, tem a parte religiosa. Nela nós destacamos a instalação que se chama Glória da Imigração, porque mesmo na pobreza, o trabalhador colono nunca negou nada a Deus. Você vê o esplendor das peças, o douramento, o brilho, o ouro...", continua.
As amigas Caroline Sparremberger Bernardes, de 33 anos, e Ana Clara Silvestre de Vargas, de 20, são gostaram da ação e aproveitaram para obter horas complementares no curso de Administração. "Eu achei a experiência muito legal porque eu não imaginava que a Unisinos tinha tantos objetos importantes", comenta Ana Clara. "Achei bem interessante conhecer sobre a primeira turma de mulheres no São José", diz Caroline.
Veja imagens da exposição abaixo: