Uma força-tarefa em São Leopoldo definiu, nesta segunda-feira (23), ações preventivas frente à nova enxurrada prevista no Estado. O Boletim Meteorológico divulgado pela Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema/RS) aponta que a cidade pode ter um acúmulo de até 200mm de chuva até a sexta-feira (27), mas que não deve gerar maiores transtornos à população leopoldense.
O prefeito Ary Vanazzi destacou a importância das equipes de trabalho para tranquilizar a população, pois é possível que alagamentos pontuais aconteçam na cidade. Ele acrescenta que o problema não seria decorrente das enchentes, mas por redes subterrâneas obstruídas que ainda estão sendo limpas pela Força-Tarefa.
Quais são as medidas
As principais medidas tomadas pelas equipes de trabalho são:
- Limpeza das bocas de lobo;
- Desobstrução das redes;
- Recolhimento dos entulhos;
- Garantia do funcionamento das Casas de Bombas e das bombas móveis que serão ligadas por meio de geradores, caso se faça necessário;
- Continuação das melhorias no sistema anti-cheias do município, como a ampliação dos diques, que já foi meio metro elevado;
- Drenagem dos arroios e valas.
A Força-Tarefa reuniu membros da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov), Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) e Secretaria Geral de Governo (SGG).
LEIA TAMBÉM