MAIS CHUVA
Força-tarefa da prefeitura é realizada para evitar novos alagamentos em São Leopoldo
Ações incluem limpeza e desobstrução de bocas de lobo e das redes pluviais
Última atualização: 14/06/2024 19:08
Diante da previsão de uma nova chuvarada neste final de semana, a prefeitura de São Leopoldo está fazendo uma força-tarefa de limpeza em alguns locais da cidade. Dentre as ações, estão limpeza e desobstrução de bocas de lobo e redes pluviais, para prevenir novos alagamentos e facilitar o escoamento das águas.
Nesta sexta-feira, 14, equipes das Secretarias Municipais de Obras e Viação (Semov) e de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) estiveram no Arroio Cerquinha, entre a Casa de Bombas da Campina e a Avenida Henrique Bier, removendo entulhos e demais resíduos sólidos das valas de drenagem do local.
A força-tarefa ainda conta com a limpeza e desassoreamento de valas de drenagem na Vila Brás, entre a avenida Mauá e a ocupação Steigleder, e a limpeza das ruas do entorno do arroio João Corrêa, na Vicentina. Além disso, a Semov intensificou também o processo de hidrojateamento, uma das tecnologias mais avançadas para limpar as redes pluviais e bocas de lobo, que ficaram obstruídas em virtude das enchentes em bairros do município.
Mais de 200 mil toneladas já foram recolhidas
O objetivo da força-tarefa é não deixar com que os resíduos obstruam o escoamento da água. Até o momento, as equipes da Semurb já recolheram quase 200 mil toneladas de resíduos das ruas, com mais de 300 máquinas e cerca de mil trabalhadores.
O volume de chuvas, previsto para até 110 milímetros no domingo (dados da Defesa Civil do RS), pode alagar algumas ruas. Isso porque o sistema de microdrenagem da cidade foi afetado durante a enchente de maio, e ainda não foi possível remover todos os entulhos e desbloquear todas bocas de lobo da cidade.