SÃO LEOPOLDO
Fiscalização ambiental apreende materiais de pesca em período proibido no Rio dos Sinos
Fisgas e redes foram recolhidas na ação. De novembro a fevereiro, no período da piracema, pesca com esse tipo de objeto não é permitido
Última atualização: 18/01/2024 11:50
Materiais de pesca foram apreendidos durante ação de fiscalização ambiental no Rio dos Sinos, em São Leopoldo, neste sábado (14).
A operação foi coordenada por agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani da Guarda Civil Municipal (GCM). As equipes envolvidas apreenderam quatro fisgas (espécie de arpão) e duas tarrafas redes de pesca. Como estamos no Período do Defeso (piracema), a pesca com redes é proibida. O uso de fisga é vetada, pois se não ocorre a captura a espécie fica ferida e acaba morrendo posteriormente. Uma pessoa foi identificada e será multada.
O chefe do Departamento de Monitoramento Ambiental da Semmam, João Chaves, informou que a pouca chuva dos últimos dias ocasionou a falta de oxigênio no rio. “Com essa situação, os peixes buscam a superfície para obter oxigênio. Infelizmente algumas pessoas se aproveitam da fragilidade desses peixes, pois ficam vulneráveis com a falta de oxigênio, o que facilita a captura através de fisgas, facões e tarrafas”.
Piracema
De novembro a fevereiro é proibida a atividade por conta do período do defeso, quando ocorre a piracema, que é a reprodução dos peixes, na qual eles se deslocam até as nascentes ou regiões rasas dos rios para desovar. “A medida é necessária para a preservação das espécies, mantendo o equilíbrio ambiental”, comentou.
Multa
Quem for detido pela pesca ilegal pode ser punido com uma multa entre R$ 700 e R$ 100 mil, além de reclusão de até três anos. A pesca amadora com caniço e linha de mão é permitida, mas somente com um anzol.