SÃO LEOPOLDO

Festival de artes revela talentos da rede municipal no auditório do Colégio São Luís

O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, com parceria do Sesc São Leopoldo e apoio do Colégio São Luís

Publicado em: 13/11/2024 13:33
Última atualização: 13/11/2024 13:34

Com diversas apresentações de dança e teatro, o Festival Estudantil de Artes levou os estudantes da rede municipal de ensino a revelarem seus talentos no auditório do Colégio São Luís, no bairro Centro. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com o Sesc São Leopoldo e com o apoio do Colégio São Luís.

Igor Silva, da Emef João Goulart, fez a coreografia de Billie Jean no palco do auditório Foto: Amanda Krohn/Especial

Nesta segunda-feira (11), a programação contou com uma peça de teatro e sete apresentações de dança, com a participação de nove escolas. Já na terça-feira (12), foram apresentadas 35 coreografias de 20 escolas inscritas na categoria dança.

O festival se encerra no sábado (23) com o Festival de Bandas das Escolas Municipais de São Leopoldo, que será realizado na Avenida Dom João Becker, em frente ao Ginásio Municipal Celso Morbach, às 8h30 e às 13h30.

Veja também: Circuito Sesc de Corridas movimenta mais de 400 atletas na etapa São Leopoldo

“A cultura e a arte são um pilar importante para a formação das nossas crianças e jovens. Através destas manifestações, eles estimulam a criatividade, se expressam, se desenvolvem e trabalham em coletivo”, comenta o secretário municipal de Educação, professor Ricardo Luz. “É um enriquecimento imensurável da aprendizagem. Por isso, fomentamos estas iniciativas, seja pelo Mais Educa, pela Escola de Artes ou pela própria organização das escolas. Uma parte de todo este trabalho está no festival e é uma forma de valorizarmos as habilidades e o talento de todos os envolvidos”, continua.

Se precisar de mais informações sobre o evento ou verificar a possibilidade de outros detalhes relevantes, como formas de inscrição ou preços de ingressos, posso ajudar a complementá-las.

Chance de brilhar

As colegas Sofia de Oliveira Porto e Paula Gabriela de Oliveira, ambas de 11 anos e estudantes da EMEF João Belchior Marques Goulart, estavam há dois meses ensaiando a coreografia Chihiro. Junto com o grupo, elas foram ensinadas pelo monitor escolar e professor de dança Bruno Adriano Carvalho, de 24 anos.

“No palco eu fico nervosa no começo, mas depois passa e eu fico feliz com os aplausos”, conta Paula, que faz aulas de dança há dois anos. “A dança me traz felicidade; fico feliz de poder ir aos ensaios, estar junto de todos e ver a coreografia dando certo”, continua. Sofia também se sente à vontade nos ensaios. “Lá somos como uma família, e todos são muito unidos.”

Quem também é apaixonado pela arte é o estudante Igor Silva, de 13 anos, também da João Goulart, que performou Billie Jean, de Michael Jackson. “Eu danço há três anos porque fui chamado pelos meus amigos e faz um ano que comecei a dançar e a me apresentar com as músicas do Michael”, relata. “Minha música favorita é Billie Jean; acho que é a que ele mais dançou”, continua. Para Igor, a dança tem um papel transformador. “Me incentiva a buscar sempre o meu melhor.”

Se precisar, posso ajudar a incluir informações complementares, como nomes completos dos grupos, outros detalhes das apresentações ou qualquer outro dado relevante.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas