abc+

SÃO LEOPOLDO

Feira do Livro teve cerca de 45 mil visitantes e 50 mil exemplares comercializados

Prefeitura divulgou números do evento, que encerrou neste domingo (1)

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 02/10/2023 às 16h:34 Última atualização: 18/10/2023 às 20h:34
Publicidade

Cerca de 45 mil pessoas visitaram a 37ª edição da Feira do Livro de São Leopoldo durante os 11 dias de evento. A informação foi divulgada pela prefeitura leopoldense durante o encerramento da programação, na noite deste domingo (1º). Conforme a organização, a Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos se consolidou como a segunda maior feira do Estado, com investimento de R$ 3 milhões.

Encerramento da Feira do Livro ocorreu na noite deste domingo (1º)



Encerramento da Feira do Livro ocorreu na noite deste domingo (1º)

Foto: Thales Ferreira/Prefeitura de São Leopoldo

No total, 50 mil exemplares de livros foram comercializados no evento – o programa São Léo Mais Livros distribuiu 30 mil Vales-Livros para estudantes, professores, estagiários da rede municipal e trabalhadores terceirizados, no valor de R$ 60. Com isso, o acervo bibliográfico de 45 escolas de educação infantil credenciadas com o município, serão beneficiadas com a contrapartida dos vouchers trocados durante a Feira do Livro, em exemplares de livros para as bibliotecas.

Além das livrarias presentes, a feira contou com atividades diversas, como: exposições, teatro, música, danças, debates literários e lançamentos de livros. A feira ocorreu de 21 de setembro a 1º de outubro, na Praça da Biblioteca. 

Homenagem

Para o secretário municipal de Educação (Smed), Ricardo Luz, foi um momento histórico marcado pela maior Feira do Livro já realizada no município. Ele chamou ao palco professoras e funcionárias das secretarias de Educação e Cultura, que foram as coordenadoras da feira, e aproveitou para fazer uma homenagem a cada uma delas e aos livreiros. Ricardo também argumentou sobre o incentivo à leitura e a quebra de paradigmas. “Muitas vezes escutei que os jovens e os brasileiros não gostam de ler. É mentira! O brasileiro, a brasileira, o gaúcho, a gaúcha, os leopoldenses gostam de ler, sim. Só que muitas vezes não tem acesso ao livro. É diferente de não gostar de ler. A feira provou isso com mais de 50 mil livros vendidos”, afirmou.

A secretária interina de Cultura e Relações Internacionais, Lionela Goulart, destacou o empenho das equipes para manter os espaços qualificados durante a Feira do Livro. “Quero agradecer a todos e todas que fizeram essa construção conosco todos esses dias, em especial aos trabalhadores e trabalhadoras das secretarias de cultura e educação, aos parceiros que trabalharam conosco, os promotores e promotoras, o pessoal da segurança e da limpeza”.

37ª da Feira do Livro ocorreu na Praça da Biblioteca



37ª da Feira do Livro ocorreu na Praça da Biblioteca

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Patrona agradeceu

A patrona da Feira do Livro, Andrea Rahmeier, que é professora da rede municipal, ressaltou a formação de novos leitores através do programa São Léo Mais Livros. “A regulamentação do programa possibilitou que cada aluno pudesse adquirir seus livros e levar para casa. Agradeço, como professora, a administração porque isso mobiliza e torna nossos alunos leitores.”

37ª edição

Participaram do ato do encerramento a diretora do Sesc-Fecomércio de São Leopoldo, Andrea Guedes; o presidente do Conselho Municipal de Educação, Otávio Forneck. e representando os livreiros, Joana Cicconeto.

A 37ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos teve como tema “Uma cidade viva conta suas histórias. Rumo ao Bicentenário”. O evento foi uma realização da Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) e da Secretaria Municipal de Educação (Smed), e co-realização do Sesc-Fecomércio São Leopoldo e apoio do Sicredi, Sebratel e do Semae.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade