Fechada desde o início de maio devido à enchente histórica que acometeu o município e o Estado, a Farmácia Municipal e a do Estado reabriram nesta segunda-feira (30/9) no Ginásio Celso Morbach. O espaço costumava ser a referência antes de ser atingido pelas inundações, há cinco meses. O atendimento segue das 8h às 17 horas sem fechar ao meio-dia.
A farmácia recebeu reforma nos pisos, paredes e parte elétrica enquanto a distribuição ocorria provisoriamente no Centro do Idoso durante as obras. De acordo com a secretária da Saúde Paula Silva, além dos recursos do município, sete computadores novos foram doados pelo Ministério da Saúde.
Recuperação após a enchente
A entrega da farmácia marca a recuperação de mais uma estrutura de saúde que sofreu dano total durante as cheias. Além delas, também já foram reinauguradas as Unidades Básicas de Saúde da Paim, Santos Dumont, Materno Infantil, Padre Orestes e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Falta, ainda, a reabertura das UBSs Rio dos Sinos, Brás, Campina e Vicentina, que estão previstas até o dia 10 de outubro.
Participaram do ato, a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Liciane Dresch, a diretora da Farmácia Municipal Fabiani Ribeiro e o diretor de Tecnologia da Secretaria da Saúde, Tiago Sperb.
LEIA TAMBÉM