MOBILIZAÇÃO
Família de paciente que sofreu AVC cria vaquinha online para ajudar no sustento da casa
O leopoldense, que era o único sustento da casa, esperou mais de 4 horas pelo Samu e está em coma
Última atualização: 18/10/2023 20:23
A família do metalúrgico leopoldense Ademir dos Santos da Slva, de 49 anos, que sofreu um AVC hemorrágico no último dia 25, criou uma vaquinha online para suprir as necessidades dele. O paciente, que levou mais de 4 horas para ser atendido pelo Samu e encontra-se em estado de coma, era a única fonte de sustento da casa. O metalúrgico já não corre risco de morte, mas não há previsão para sair do estado de coma.
Segundo a cunhada, Ivanise Braescher, de 48 anos, Ademir foi submetido a uma ressonância magnética que comprovou que seu estado é de grave para gravíssimo. Ela alegou, na tarde de sexta-feira (29), que a equipe hospitalar autorizou uma traqueostomia para que o paciente não precise mais ficar entubado e possa ficar mais confortável.
O que disseram a Fundação Municipal de Saúde e a Samu
Procurada pela reportagem, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de São Leopoldo alegou que a cidade possui três ambulâncias, sendo uma de suporte avançado que possui médico e enfermeiro na equipe. Representada pela presidente Paula Suseli Silva, a FMS reforçou que os chamados são regulados pelo Estado e que a necessidade era para a viatura de suporte avançado, que estava em uso no momento. As outras duas não poderiam atender.
- PREVISÃO DO TEMPO: Semana pode ter temperatura de 0°C no Rio Grande do Sul; saiba como será cada dia
A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), responsável pela regulação, respondeu que o atendimento é realizado conforme a demanda do caso e a necessidade técnica de urgência. Por meio de sua assessoria, a SES explicou que "a análise técnica prioriza quem não está tendo acompanhamento de equipes de saúde e é monitorada por médicos reguladores capacitados para o atendimento da população".
Saiba como ajudar
Ademir dos Santos era a única fonte de renda da família, que começou a passar dificuldades financeiras após a internação. A vaquinha criada pela esposa, Beatriz Braescher está disponível no site Vakinha. A meta da família é de R$5 mil.
Ao contribuir com a mobilização, o site disponibiliza ao doador um número da sorte para concorrer a R$ 15 mil reais através do sorteio Vakinha Premiada. Além disso, junto com a doação, ainda é possível colaborar com campanhas de auxílio a enchentes, mulheres em situação de vulnerabilidade social, entre outras.