Devido aos fortes ventos ocorridos ao longo das chuvas deste sábado (27) em São Leopoldo, conforme o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), por volta das 18h, a Elevatória de Água Bruta (EAB), onde ocorre a captação de água do Rio dos Sinos, ficou sem energia elétrica. O retorno teria ocorrido somente na madrugada deste domingo (28).
Na ocasião, o vento derrubou parte da rede elétrica interna da unidade. O Semae afirma que o conserto ocorreu imediatamente pela equipe de manutenção elétrica da autarquia, por volta das 19h de sábado, e, ao mesmo tempo, pelo menos dois protocolos foram abertos para que a concessionária fizesse a ligação da rede de alta tensão localizada na parte externa da captação. O atendimento pela concessionária teria ocorrido entre 3h30 e 4h de domingo.
De acordo com o Semae, com o período de cerca de 10 horas que a captação de água ficou sem energia elétrica, várias regiões do município estão sem água até este momento. “Ao longo do dia, o abastecimento retornará gradativamente, aos poucos, para que não haja nenhum rompimento de rede, gerando ainda mais transtornos à população. Até a noite, todas as regiões estarão com o abastecimento normalizado”, afirmou o Semae, por nota.
A autarquia também informou ainda que. além das regiões mais altas, os bairros mais afetados são: Baum, Jardim Luciana, Boa Vista, Vila União, Parque Itapema, Hohenforff e regiões altas da Scharlau, Cohab Duque, Monte Carlo e parte alta do Lago São Borja.
LEIA TAMBÉM