A cada enchente do Rio dos Sinos em São Leopoldo uma onda de boatos sobre a fragilidade estrutural do Sistema de Proteção Contra as Cheias, os chamados diques, é espalhada de forma irresponsável pelas redes sociais na Internet.
Nesta terça-feira (21), a Prefeitura de São Leopoldo voltou a emitir nota para esclarecer que são notícias falsas (as já infames fake news) aquelas que circulam apontando ou questionando problemas na estrutura do diques que protegem a cidade das cheias do Rio dos Sinos.
De acordo com o diretor de Controle de Cheias, Antônio Geske, a estrutura não inspira perigo, “visto que a cortina é um corpo contínuo de concreto com profundidade de 4 metros. A Prefeitura reafirma que o sistema de contenção de cheias está seguro e sem riscos para a população”.
Eficácia do sistema
O prefeito Ary Vanazzi, inclusive, foi pessoalmente na Rua Luís Pedro Daudt, que é uma das atingidas pelas cheias, e conversou com moradores, juntamente com o superintendente da Defesa Civil, Paulo Borges, e o gerente de Manutenção de Esgoto do Semae, Josnei Barcelos.
Vanazzi salientou que o volume de água foi muito grande em decorrência das fortes chuvas do dia 18 de novembro, e provocou um aumento repentino do nível do rio.
“Hoje o nível da água está em 6,10m e pode até chegar a 6,2m. Em junho, após o ciclone o rio chegou em 6,18m. Agora, podemos ultrapassar essa marca. Então estamos aqui para atestar a eficácia do nosso sistema de contenção das cheias. Estamos atentos à previsão do tempo e fazendo vistorias periódicas. É a maneira que temos de manter a população tranquila quanto a segurança da estrutura”, destacou.
LEIA TAMBÉM