TRAGÉDIA NO RS

FAKE NEWS: Não havia corpos na esquina da João Corrêa com a Jacy Porto

Estrutura montada no local não foi motivada por suposto chamado, segundo socorrista

Publicado em: 10/05/2024 19:29
Última atualização: 10/05/2024 19:29

Uma fake news a respeito de três supostos corpos na esquina da Avenida João Corrêa com a Rua Jacy Porto foi disseminada durante a tarde desta sexta-feira (10). Porém, de acordo com a socorrista voluntária Bianca Costa, não apenas não havia corpos no local, como também a estrutura montada no lugar não tinha relação com o boato, e sim com outro transtorno a ser enfrentado pelas equipes de resgate: os curiosos.

Trânsito no local foi bloqueado por questões de segurança e logística Foto: Amanda Krohn/Especial

"Nós começamos a fechar todas as ruas antes mesmo de essa fake news ser disseminada. Fizemos isso porque ali na BR-116 tá liberada, não tem mais água e pode passar, mas tem muita gente curiosa passando e atrapalhando nosso fluxo, atrapalhando nosso serviço. Foi por questão de logística", explica Costa. "Foi também uma questão de segurança porque tem carros passando por tudo onde a gente tava, o pessoal tava atravessando no meio da nossa via", continua.

Fake news interferem nos resgates

Bianca destaca que, embora não tenha sido este o caso, as fake news e trotes a respeito dos óbitos atrapalham nos resgates e tal problema motivou a equipe a modificar a metodologia de trabalho. "Entramos em um consenso de apenas eu acionar o IML porque apenas ontem chamaram três vezes o Samu aqui. Não precisava, não tinha nem paciente", comenta. "A gente tem trote, o que mais tem é trote. Isso atrapalha bastante porque a ambulância tem que passar e ir resgatar. Ontem mesmo isso aconteceu, se deslocou uma ambulância básica, uma avançada, aí chegaram lá e 'cadê o paciente?'. Às vezes podia ter outra pessoa precisando em outro lugar", finaliza.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas