SÃO LEOPOLDO
Exposição destaca arte e reflexões sobre a violência contra a mulher
Espaço Cultural Castellan realiza encontro nesta terça-feira (21), a partir das 18 horas, dentro do projeto Precisamos falar sobre Carmen
Última atualização: 26/02/2024 11:31
O Espaço Cultural Castellan vai realizar mais um encontro da Arte com o Direito. Evento ocorre nesta terça-feira (21), a partir das 18 horas. Trata-se de uma atividade do projeto Precisamos falar sobre Carmen, que vai reunir a artista visual Susan Mendes, que está expondo suas obras no local, e a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), de São Leopoldo, delegada Michele Mendes Arigony.
A mediação do encontro, de arte e reflexões sobre o enfrentamento da violência contra a mulher, será da tabeliã do 2.º Tabelionato de Notas, Jenifer Castellan de Oliveira.
Jenifer destaca que o enfrentamento à violência contra a mulher estará no centro do debate, assim como ações preventivas e como a exposição Em voz Alta, que possui relação com a temática. Conforme a equipe da organização do evento, a delegada vai apresentar dados recentes sobre crimes desta natureza na região.
E o evento contará ainda com um momento musical. Sob a curadoria musical de Carlos Rodrigues, os cantores Carolina Braga, Lazlo Bonilla e Patrick Menuzzi, vão interpretar trechos da Ópera Carmen do compositor francês Georges Bizet (1838 - 1875), com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, baseado no romance homônimo de Prosper Mérimée. A ação coloca em foco o relacionamento abusivo e crime contra a mulher.
Curadoria
De acordo com a curadora de arte Viviane Possa, gestora da agência Genuínaobra, a ideia de reunir obras e debate sobre o universo feminino tem alusão ao mês da mulher e as obras da artista conversam perfeitamente com a necessidade de falarmos, em voz alta, sobre essas questões. "Os trabalhos refletem uma luta constante do gênero, mas sobretudo, deixam transparecer a força que as mulheres carregam em forma de resiliência, generosidade e sonoridade. As obras de Susan Mendes não são apenas denúncia, são cura", ressalta. "A união da arte com o direito tem como objetivo amplificar questões que precisam ser vistas ou revistas por todos nós numa união de interesses mesmo que por formas distintas", completa Jenifer.