O Espaço Cultural Castellan vai realizar mais um encontro da Arte com o Direito. Evento ocorre nesta terça-feira (21), a partir das 18 horas. Trata-se de uma atividade do projeto Precisamos falar sobre Carmen, que vai reunir a artista visual Susan Mendes, que está expondo suas obras no local, e a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), de São Leopoldo, delegada Michele Mendes Arigony.
A mediação do encontro, de arte e reflexões sobre o enfrentamento da violência contra a mulher, será da tabeliã do 2.º Tabelionato de Notas, Jenifer Castellan de Oliveira.
Jenifer destaca que o enfrentamento à violência contra a mulher estará no centro do debate, assim como ações preventivas e como a exposição Em voz Alta, que possui relação com a temática. Conforme a equipe da organização do evento, a delegada vai apresentar dados recentes sobre crimes desta natureza na região.
E o evento contará ainda com um momento musical. Sob a curadoria musical de Carlos Rodrigues, os cantores Carolina Braga, Lazlo Bonilla e Patrick Menuzzi, vão interpretar trechos da Ópera Carmen do compositor francês Georges Bizet (1838 – 1875), com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, baseado no romance homônimo de Prosper Mérimée. A ação coloca em foco o relacionamento abusivo e crime contra a mulher.
Curadoria
De acordo com a curadora de arte Viviane Possa, gestora da agência Genuínaobra, a ideia de reunir obras e debate sobre o universo feminino tem alusão ao mês da mulher e as obras da artista conversam perfeitamente com a necessidade de falarmos, em voz alta, sobre essas questões. “Os trabalhos refletem uma luta constante do gênero, mas sobretudo, deixam transparecer a força que as mulheres carregam em forma de resiliência, generosidade e sonoridade. As obras de Susan Mendes não são apenas denúncia, são cura”, ressalta. “A união da arte com o direito tem como objetivo amplificar questões que precisam ser vistas ou revistas por todos nós numa união de interesses mesmo que por formas distintas”, completa Jenifer.
LEIA TAMBÉM
Temas importantes
Patrulha Maria da Penha soma mais de 15 mil atendimentos a mulheres vítimas de violência
As ações do projeto Precisamos falar sobre Carmen iniciam com a visita à exposição Em voz Alta, da artista Susan Mendes; e seguem com roda de conversa com a titular da Deam. A iniciativa encerra com a apresentação musical com trechos da Ópera Carmen.
Com entrada franca, o Castellan 2.º Tabelionato de Notas de São Leopoldo está localizado na Rua Osvaldo Aranha, 503, loja 102, Centro. A tabeliã Jenifer explica que a ideia do Espaço Cultural, que vai completar um ano em maio, é oportunizar reflexões além da apreciação das artes e, por essa razão, abordar temas latentes na sociedade se faz necessário.