SÃO LEOPOLDO
Exposição de arte na Galeria Liana Brandão faz parte da programação da Aldeia Sesc Capilé
Até o próximo dia 15, local recebe a exposição 8º Salão de Arte 10x10, com visitação das 9 às 15 horas, de segunda a sexta-feira
Última atualização: 02/11/2023 09:31
A Galeria de Arte Liana Brandão conta desde ontem (1º), e até o próximo dia 15, com a exposição 8º Salão de Arte 10x10, com horário de visitação das 9 às 15 horas, de segunda a sexta-feira (exceto em feriados). A atividade faz parte da 16ª Aldeia Sesc Capilé, que ocorrerá no município de 8 a 12 de novembro.
A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) está participando da realização da Aldeia Sesc.
O Salão tem o objetivo de fomentar a produção artística contemporânea, propondo como diferencial os pequenos formatos. A 8ª edição do Salão de Arte 10x10 - 20 anos da Galeria de Arte Loide Schwambach - recebeu 389 inscrições, vindas do Brasil inteiro.
Teve como jurados: Izis Abreu, historiadora de Arte e mulher negra, Mariane Rotter, artista visual e professora que realiza sua pesquisa poética abordando a sua baixa estatura e Xadalu Tupã Jekupé, artista visual de origem indígena.
Segundo os curadores, o formato em pequena dimensão é instigante, pois desafia grande parte dos artistas a experimentarem novas possibilidades de pesquisa poética.
Esta edição do Salão homenageia os 20 anos da Galeria de Arte Loide Schwambach, um espaço que estimula, fomenta, mostra e difunde a produção artística, tendo como base o princípio de apresentar produções contemporâneas relevantes em nível local, regional e nacional. Nesses 20 anos de existência a Galeria sediou mais de 130 exposições e mostra de estudantes de arte e artistas locais, regionais e nacionais, chegando a mais de 150 mil visitantes.
Ao todo foram selecionados 28 trabalhos. Dois deles receberam menção honrosa: Zoom microscópico da artista Eloiza da Silva, de Pelotas, e Recriando memórias nº 6, Recriando memórias nº 7 e Recriando memórias nº 8 do artista Fabrício Dias, da Bahia.
Os trabalhos premiados
1º lugar: artista Mitti Mendonça com as obras: Quitandeira, Autoretrato e O futuro é ancestral.
2º lugar: artista Thiago Madruga com a obra Lupicínio Rodrigues, Zilah Machado e Caco Velho.
3º lugar: artista de Manaus Paulo Holanda com a obra: Curso e percursos 1, Curso e percursos 2 e Curso e percursos.
O 8ª Salão de Arte 10x10 é uma realização da Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte e prefeitura de Montenegro, tem correalização do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e AAF - Associação dos Amigos da Fundarte. Financiamento: Pró-Cultura/RS e governo do Estado do Rio Grande do Sul.