Um estreitamento de pista causou lentidão nas novas pontes sobre o Rio dos Sinos na BR-116, em São Leopoldo, durante a tarde desta segunda-feira (30). Conforme a equipe que trabalhava no local, o motivo foi o término da construção dos muros de proteção do centro da pista, que visa a evitar que os veículos corram o risco de cair no valão que divide as vias. Por volta das 15h30, a equipe limitava o tráfego no ponto próximo ao Dalleaço, que fica localizado ao final das pontes de acesso para pedestres.
Acesso precário para os pedestres
Embora esteja finalizando a estrutura que objetiva reduzir riscos de quedas no valão, o Consórcio BR-116 ainda não agiu na melhoria do acesso de pedestres às pontes. No sentido capital-interior, o acesso à passarela é um barranco de barro vermelho, que pode causar dificuldades a pessoas com dificuldade de mobilidade.
Além disso, a mureta amarela entre a passarela e o barranco citado está presente apenas no início e no final do acesso à mesma. No restante do trajeto, não há nenhuma barreira que proteja o pedestre de uma possível queda do barranco.
No outro lado, o acesso é “melhor”, com uma parte pavimentada. No entanto, no caminho até ela, ainda há um trecho de barro. Procurado pela redação para informar se há algum prazo para melhorias, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não deu nenhum retorno até o término desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.*
ATUALIZAÇÃO: O Dnit respondeu, às 10h43 desta terça-feira (1º), que o prazo para o término de construção dos acessos é de no mínimo 15 dias. Já as muretas da parte central, devem ser concluídas em até uma semana.
LEIA TAMBÉM