CATÀSTROFE NO RS

NÍVEL DO RIO: Sinos apresentou pouca oscilação nesta sexta-feira em São Leopoldo

Nível era de 4,7m até as 20 horas festa sexta-feira (24), segundo medições da Rede Hidrometereológica Nacional; mas há nova projeção de chuvas fortes para a segunda-feira

Publicado em: 24/05/2024 21:04
Última atualização: 24/05/2024 21:11

O Rio dos Sinos apresentou leve oscilação durante esta sexta-feira (24) de chuva bem menos intensa em São Leopoldo, após a quinta-feira (23) de chuvarada e apreensão na reversão de tendência de queda do nível do rio e também de recuo das águas nas áreas alagadas. 

Rio dos Sinos na Ponte 25 de julho no início da tarde desta sexta-feira (24) Foto: Amanda Krohn/Especial

Entre as 11h30 e as 15h45, o nível era de 4,67 metros (acima do nível de inundação que já é constatado a partir de 4,5m - o nível de alarme é acima de 5,1m). Entre 16 horas e 16h30 o nível era de 4,68m. Às 16h45, o nível subiu para 4,69m, mantendo-se dessa forma até às 18h, quando subiu para 4,7m, se mantendo assim até por volta das 20 horas.

Frio e chuva

Após uma sexta-feira (24) chuvosa, mas com intensidade menor que o dia anterior, a previsão para o sábado (25), segundo boletim da Defesa Civil, é de que siga o tempo instável, entre nuvens (há até a possibilidade do sol aparecer durante o dia) e com chuva fraca em algumas partes do Estado, principalmente a região leste. A mudança maior é na temperatura. Já durante a madrugada desta sábado, uma corrente de ar frio de origem polar deve trazer mínimas de 2°C a 9°C e máximas entre 7°C e 14°C no Rio Grande do Sul.

No domingo (26) essa massa de ar frio fica mais forte em todo o território gaúcho e as mínimas podem variar de 1°C a 7°C na maioria das regiões, com chance de geada na Campanha e Serra. As temperaturas na parte da tarde ficam com mínimas de 12°C e máximas de 18°C. O tempo estável predomina em grande parte do Estado, com sol entre nuvens.

O problema maior para este cenário com muitas áreas ainda alagadas no Estado é na segunda-feira (27).  A previsão é de que a chuvas fortes retornem nos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, com acumulados que podem variar entre 40mm/dia e 60mm/dia, podendo em algumas localidades até passar de 80mm/dia, como já ocorreu na quinta-feira (23).  

Ainda em alerta

Por isso, mesmo com a baixa variação no nível do Rio, o alerta da Defesa Civil da cidade é de que a comunidade evite acessar áreas alagadas até que ocorra a total drenagem e escoamento das águas das cheias.

E caso se faça necessário o acesso aos imóveis, e dentro das possibilidades, que sejam utilizadas botas e luvas, e evite o contato direto com a água, para prevenir eventuais doenças como leptospirose, hepatite e tétano, por exemplo, além de perigos decorrentes de água poluída e/ou materializadas por substâncias tóxicas.

A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais de comunicação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas