NOITE DE FOLIA
Escola de samba vencedora do carnaval de São Leopoldo será conhecida neste domingo
Evento desta noite lotou as arquibancadas da Pista de Eventos Tom Astral, que teve a apresentação de cinco agremiações
Última atualização: 02/02/2024 15:53
A noite de tempo firme e quente levou milhares de pessoas a prestigiar o desfile de carnaval de São Leopoldo, que começou no sábado (11) e terminou já na madrugada deste domingo (12). O evento, que teve como tema Carnaval: Cultura e Alegria Rumo ao Bicentenário, lotou as arquibancadas da Pista de Eventos Tom Astral – na Avenida Dom João Becker, em frente ao Ginásio Celso Morbach –, que tinham capacidade para mais de 15 mil pessoas.
Você também vai gostar: Veja como foi o desfile das escolas de samba no carnaval de São Leopoldo
Na abertura oficial, a secretária interina de Cultura e Relações Internacionais, Luísa Gonçalves, destacou a alegria de ver as arquibancadas lotadas para assistir o desfile. "O povo alegre e feliz nesse dia abençoado, num carnaval sem chuva, com tudo certo e organizado para essa grande festa da cidade."
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, agradeceu a todos os envolvidos na organização e ressaltou o trabalho e dedicação das escolas de samba que se apresentaram. Ele também falou do grande público presente no evento. "É por isso que o carnaval de São Leopoldo é um dos poucos do Estado do Rio Grande do Sul. (...) Desde 2005 que apoiamos o carnaval e vamos continuar apoiando. O carnaval é cultura popular, são os trabalhadores, as pessoas que gostam de sambar, gostam da cultura."
Em seguida, a corte, formada pelo rei momo, Luan Fernandes, a rainha, Kathleen da Silva, primeira princesa, Nayara Souyza, e segunda princesa, Bibiana Brum, abriu oficialmente o desfile
Quatro escolas concorrem ao título
A primeira agremiação a passar pela Pista Tom Astral foi a Império do Sol, que entrou na avenida às 22h30. Como já disputa o carnaval porto-alegrense, a Império se apresentou apenas como convidada em São Leopoldo.
Em seguida, as quatro escolas que concorrem ao título leopoldense em 2023 mostraram o trabalho desenvolvido para um público muito animado. Acadêmicos Verde e Rosa, Estação Primeira de São Léo, Imperadores do Sul e Leões da Feitoria levaram alegria, sambas contagiantes, muitas cores e brilhos para a pista. A última agremiação encerrou o evento já por volta das 5h.
Famílias inteiras foram se divertir
Além das arquibancadas lotadas, calçadas e canteiros da Avenida Dom João Becker receberam muitos foliões que foram preparados para acompanhar o desfile. Caso dos amigos do bairro Campina, Elenira da Rosa, 51 anos, Nelci Marchiti, 57, Neli Marchiti, 57, e Paulo Henrique Santos, 51.
Eles levaram cadeiras e uma caixa térmica com bebidas para se acomodarem e prestigiarem as escolas. "Sempre viemos. Só o ano passado que não viemos por causa da chuva, mas este ano não podíamos faltar", disse Elenira, que foi prestigiar o desfile mesmo com o braço engessado. "O que importa é fazer a festa!", exclamou.
Em outro ponto, o casal de moradores do bairro São Miguel, Ademir Cardoso e Veridiana Lopes, ambos de 44 anos, levaram a filha Kerolen, 5, para conhecer a festa. "Viemos porque gostamos de carnaval mesmo, da alegria, das escolas", disse Veridiana. "Eu tô achando muito legal, é a minha primeira vez", comentou a pequena, enquanto abanava para todos que desfilavam na Pista Tom Astral.
Apuração a partir das 16h
As quatro escolas que disputam o título na cidade foram avaliadas por 20 jurados em 10 quesitos. A apuração do carnaval de São Leopoldo ocorre neste domingo, a partir das 16h, no Largo Rui Porto, junto ao Ginásio Celso Morbach.
Assim como no desfile, a entrada para acompanhar a apuração é gratuita.