Trânsito

BR-116: Entenda como funciona a liberação emergencial do novo viaduto da Scharlau

Alça de acesso está liberada desde a noite de quarta-feira e é uma alternativa a quem vai para Novo Hamburgo

Publicado em: 16/05/2024 18:29
Última atualização: 16/05/2024 18:43

Quem trafega pela RS-240, vindo do Vale do Caí, e pretende ir para o lado de Novo Hamburgo, tem uma nova opção desde a noite de quarta-feira (15). O novo viaduto da Scharlau, na BR-116, em São Leopoldo, foi liberado de forma emergencial pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), permitindo o acesso mais rápido à rodovia no sentido capital-interior.


Veículos podem acessar o novo viaduto na Scharlau Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Mas atenção, o tráfego é preferencial para veículos de segurança, socorro e transporte de suprimentos. Por isso, a autarquia pede que os condutores de veículos leves evitem o local por medida de segurança e para garantir a fluidez e agilidade no socorro e atendimento à população afetada.

A alça de acesso ao viaduto fica a apenas 400 metros da saída, onde os motoristas já podiam fazer essa conversão, passando por baixo do antigo viaduto. No entanto, o congestionamento que se forma, principalmente por caminhões, na RS-240, faz com que a fila de veículos fique quilométrica. Para se ter uma ideia, a reportagem levou cerca de 15 minutos para percorrer os 250 metros do retorno na 240 até o início do novo trecho liberado.

Sobre o viaduto, cones dividem as duas faixas, mostrando que a liberação é provisória. Do lado esquerdo do viaduto, há entulhos, barricadas, lixos e muitos restos de asfalto. No lado direito, por onde estão passando os veículos, quebra-molas foram construídos para limitar a velocidade dos condutores. Contudo, devido ao fluxo, a elevação quase não é mais perceptível.

Questionado se há uma previsão de fechamento do novo viaduto, ou até mesmo liberação das duas faixas, o DNIT respondeu que “no momento está focado no trabalho emergencial.

Na RS-240, congestionamento se estende por quilômetrosDário Gonçalves/GES-Especial
Novo viaduto dá acesso à BR-116 em Novo HamburgoDário Gonçalves/GES-Especial
Placa indica o sentido a Novo HamburgoDário Gonçalves/GES-Especial
Veículos podem acessar o novo viaduto na ScharlauDário Gonçalves/GES-Especial
Congestionamento na RS-240 antes de chegar ao novo viadutoDário Gonçalves/GES-Especial

Caminho antigo

Motoristas que vêm do Vale do Caí e querem ir para a BR-116, em Novo Hamburgo, e não ingressarem no novo viaduto - conforme recomendação do Dnit - podem seguir na pista já existente da RS-240 e acessar a rodovia federal como já era feito, passando por baixo do antigo viaduto e virando à esquerda.

Para ir em direção a Porto Alegre, os condutores devem entrar antes, à direita. Porém, a BR-116 segue com o trânsito bloqueado para veículos de passeio na região da ponte sobre o Rio dos Sinos, em São Leopoldo. A alternativa para quem pretende chegar na cidade vizinha segue sendo a Estrada da Integração Leopoldo Petry, em Lomba Grande, Novo Hamburgo. Motoristas têm levado até duas horas para fazer o caminho.

Quem precisa ir a Porto Alegre, deve voltar à BR-116 após a ponte do Rio dos Sinos e buscar a BR-448, depois ir em direção a free way (BR-290) e entrar por Viamão.

  

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas