abc+

SÃO LEOPOLDO

Empresa de transporte público promove oficina de libras para seus colaboradores

Primeira turma a realizar a capacitação se formou nesta semana

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 08/12/2023 às 14h:43 Última atualização: 08/12/2023 às 18h:06
Publicidade

A Diretoria de Mobilidade da Secretaria de Serviços Urbanos (Semurb) visitou, nesta quinta-feira (7), a empresa Viação Leopoldense, que faz parte do Consórcio Operacional Leopoldense (Coleo), para conversar sobre a primeira turma da oficina de libras da empresa.



Os próprios motoristas expressaram o interesse em se comunicar melhor com todos os usuários que utilizam o transporte, de modo que a empresa investiu na capacitação para um atendimento mais inclusivo com a parceria da Associação Nova Vida.

A professora Rochelle Possel, intérprete há 20 anos, estava presente no encontro e explicou que a didática utilizada nessa primeira etapa de formação foi voltada para iniciação à comunicação, utilizando de gestos, expressões e até mesmo a mímica – pois, segundo a educadora, nem todas as pessoas que possuem algum grau de surdez são fluentes em libras, visto que nem todos tiveram acesso a língua de sinais.

“Se o transporte público não atende uma pessoa, já não está atingindo a todos. É necessário ter uma realidade de inclusão”, opinou o motorista Daniel Fernando de Almeida, que trabalha há oito anos na empresa.

A turma de nove pessoas teve a sua formatura na última segunda-feira (4). O próximo passo é promover a oficina para mais funcionários e intensificar o estudo para os formandos em outras etapas.

Estavam presentes também o diretor de Mobilidade da Semurb, Dirceu Meincke; a funcionária de Recursos Humanos da Viação Leopoldense, Silvia Witt; o motorista Ederson Santi Carlet; o presidente da Coleo, Marco Aurélio Zang e os servidores da Semurb, Maria de Fatima Ramos e Andeocler dos Santos. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade