As feiras de adoção de animais promovidas pela Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa) serão retomadas em São Leopoldo – as últimas foram realizadas ainda enquanto o abrigo municipal para animais resgatados da enchente estava funcionando, no antigo Big/Carrefour.
SAIBA MAIS: Projeto Renascidades quer recuperar praças atingidas pela enchente em São Leopoldo
Em parceria com o Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Combem), o Espaço de Adoção de Pets será realizado neste sábado (16), na Central Animal PET, localizada na Rua Marquês do Herval esquina com a Avenida João Corrêa. Os animais estarão esperando por suas famílias das 10h às 14h.
“A ideia é retomar as feiras de adoção. A Sempa vai trabalhar em parceria com o Conselho de Bem Estar Animal (Conbem) e com as protetoras de São Leopoldo”, confirmou a titular da secretaria, Thais Calvi Arend, que também é veterinária do Canil Municipal e coordena as ações no local. Segundo ela, três cães e quatro gatinhos devem estar disponível para adoção na atividade deste sábado.
Canil lotado
Conforme a secretária, atualmente, o canil está com 180 cães e 14 felinos. “Essa numeração varia, às vezes, pode estar um pouco abaixo, às vezes o número pode estar um pouco mais elevado. Mas trabalhamos com uma média de 180 cães dentro do Canil Municipal”, disse, lembrando que a capacidade máxima que o local consegue atender. “Hoje ele está lotado. A gente não consegue administrar tantas demandas de gaiolas pra tratamento e de animais para abrigar aqui dentro. Isso está bem complicado”, confessou.
No local, não há mais cães resgatados da enchente. “Todos estão em lar temporário e temos 9 cães que estão em um centro de adestramento em Farroupilha, para ressocialização porque são cães que estavam mais estressados lá no abrigo. Mas eles estão bem”, ponderou Thais. Depois do tratamento finalizado no local, eles também serão disponibilizados para adoção.
Sempa recolhe e trata animais doentes ou em maus-tratos
“No Canil Municipal, a gente sempre teve o trabalho de priorizar que o cãozinho seja devolvido ao local de origem, pra que ele tenha a oportunidade de ficar solto, de o pessoal da comunidade cuidar dele, de ter mais visibilidade pra uma adoção. Então, no canil, a gente só permanece com os cães caso ele apresente alguma deficiência, que não possa retornar pro local de origem, ou caso ele seja um animalzinho muito idoso”, explicou a veterinária, ressaltando que o canil recolhe apenas animais em situação de maus-tratos, machucados ou doentes, realizando o tratamento nele. Atendimento esse que está sendo retomado.
“Aos poucos a gente está retomando esse trabalho dos recolhimentos, tratamentos e, posteriormente, as devoluções. Tudo depende também da quantidade de espaço que a gente tem disponível para receber, mas a gente sempre tenta fazer a troca com o munícipe que está entrando em contato: se a pessoa consegue fazer o tratamento no local, oferecemos a consulta; se a pessoa não consegue fazer o tratamento no local, a gente precisa aguardar o espaço dentro do canil pra fazer aqui”, acrescentou Thais.
LEIA TAMBÉM: Seis pessoas seguem internadas um dia depois de tiroteio em Novo Hamburgo
Consultas para beneficiários de programas sociais retomadas
A Sempa também retomou as consultas veterinárias para cães e gatos de beneficiários de programas sociais, como Bolsa Família, Tarifa Social na conta de água ou luz, Devolve ICMS, Minha Casa Minha Vida, São Léo Mais Renda, Fies e Loas.
Thais destaca que os agendamentos nesses casos voltaram a ser feitos via WhatsApp. “A nossa demanda está bem grande, às vezes a gente tem um pouco de dificuldade pra retornar pras pessoas. Demora um pouquinho, mas estamos fazendo todo um trabalho de atendimento e acolhimento desse munícipe, mas tem que ter o benefício social”, reforçou. Cães comunitários também podem ser atendidos.
Para tanto, o tutor responsável pelo animal deve apresentar cópias: do comprovante do programa social em que está inscrito; do documento de identificação com foto; e do comprovante de residência atualizado.
O agendamento pode ser feito, de segunda a sexta-feira, pelo WhatsApp (51) 98924-7903.
Para castrações, pedido deve ser presencial
Beneficiários de programas sociais também podem solicitar castrações para seus pets. Mas, neste caso, o protocolo deve ser feito presencialmente. “Porque tem que ser feito o preenchimento do cadastro ali na secretaria. A pessoa deve ir na Sempa, com a cópia dos documentos de identidade e do benefício social, faz o protocolo ali e, posterior a isso, a gente entra em contato, agendando a castração do animal”, detalhou.
+ SOBRE O CASO: Atirador, pai e irmão são velados juntos em São Leopoldo
Para adotar
Quem se interessar em adotar um novo amigo do canil, pode entrar em contato com a Sempa por meio do WhatsApp (51) 98924-7903, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, e agendar sua visita ao local. O atendimento presencial ocorre no mesmo horário na sede da Sempa (Rua Eduardo de Almeida, 1340, bairro Vicentina). Também é possível fazer contato pela página da Sempa no Facebook.
Para efetuar a adoção, é preciso ser maior de 18 anos, apresentar carteira de identidade e comprovante de residência.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- adoção
- atendimento
- canil municipal
- castrações
- CENTRAL ANIMAL PET
- COMO ADOTAR ANIMAIS DO CANIL DE SÃO LEOPOLDO
- COMO PEDIR CONSULTAR PARA PETS EM SÃO LEOPOLDO
- COMO SOLICITAR CASTRAÇÕES EM SÃO LEOPOLDO
- CONSULTAS PARA BENEFICIÁRIOS DE PROGRAMAS SOCIAIS
- DOENTES
- ESPAÇO DE ADOÇÃO DE PETS
- FEIRAS DE ADOÇÃO RETOMADA DAS FEIRAS DE ADOÇÃO
- LOTADO
- MAUS-TRAATOS
- PARA ADOTAR
- recolhimento
- SÃO LEOPOLDO
- SECRETARIA DE PROTEÇÃO ANIMAL
- SEMPA
- THAIS CALVI AREND