Publicado em: 13/12/2024 às 18h:09
Última atualização: 13/12/2024 às 18h:12
Publicidade
A elevação do dique da Campina em meio metro teve início em São Leopoldo nesta segunda-feira (9). As obras nos diques fazem parte de um conjunto de medidas de mitigação às cheias, especialmente após a enchente de maio.
O engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov), Paulo Kumer, explicou tecnicamente o procedimento. “Nós estamos iniciando aqui com a limpeza dos diques. Depois vamos compactar junto com a argila e vamos erguer em média 50 centímetros. É um trabalho bem demorado, porque só há um caminho de ida e volta, então tem que ser feito com bastante paciência.”
Ex-secretário do Meio Ambiente e servidor da SGG, o vereador eleito Anderson Etter falou sobre a manutenção do sistema de protenção de cheias. “É importante ressaltar que o prefeito Vanazzi sempre manteve a manutenção do sistema de proteção de cheias. Uns anos atrás houve uma chuva aqui, nem perto dessa que vivemos em 2024, mas que alagou a região porque a casa de bombas do Arroio Cerquinha estava defasada”, exemplificou.
“Quando o Vanazzi assumiu, sempre cobrou os recursos do governo federal a fim de realizar os investimentos necessários e nós temos que exercer este papel de fiscalização nos próximos anos”, prosseguiu.
Ex-secretário do Meio Ambiente e servidor da SGG, o vereador eleito Anderson Etter falou sobre a importância da manutenção dessas obras. “É importante ressaltar que o prefeito Vanazzi sempre manteve a manutenção do sistema de proteção de cheias. Uns anos atrás houve uma chuva aqui, nem perto dessa que vivemos em 2024, mas que alagou a região porque a casa de bombas do Arroio Cerquinha estava defasada”, citou.
“Quando o Vanazzi assumiu, sempre cobrou os recursos do governo federal a fim de realizar os investimentos necessários e nós temos que exercer este papel de fiscalização nos próximos anos”, completou.
Vistoria das obras
O titular da Secretaria Geral de Governo (SGG), Nelson Spolaor, vistoriou a obra nesta quinta-feira (12). Na ocasião, o secretário sobre a importância e o simbolismo dessa obra.
“Naquela tragédia de maio, todos nós sofremos muito. Nós sabemos como a comunidade vive insegura com isso toda vez que sai um alerta da Defesa Civil. O prefeito Vanazzi fez essa obra lá na Brás, nós adquirimos bombas anfíbias para ajudar nas casas de bombas”, relembra.
“Mesmo fechando o ciclo do governo daqui 20 dias continuamos trabalhando, porque para nós a eleição é só um episódio, mas nosso compromisso com a cidade e com a vida das pessoas é constante”, frisa.