abc+

PREVENÇÃO ÀS CHEIAS

Elevação do dique da Campina em meio metro teve início em São Leopoldo

As obras fazem parte de um conjunto de medidas de mitigação das enchentes

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 13/12/2024 às 18h:09 Última atualização: 13/12/2024 às 18h:12
Publicidade

A elevação do dique da Campina em meio metro teve início em São Leopoldo nesta segunda-feira (9). As obras nos diques fazem parte de um conjunto de medidas de mitigação às cheias, especialmente após a enchente de maio. 

O engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov), Paulo Kumer, explicou tecnicamente o procedimento. “Nós estamos iniciando aqui com a limpeza dos diques. Depois vamos compactar junto com a argila e vamos erguer em média 50 centímetros. É um trabalho bem demorado, porque só há um caminho de ida e volta, então tem que ser feito com bastante paciência.”


Prefeitura de São Leopoldo inicia elevação do dique da Campina em meio metro



Prefeitura de São Leopoldo inicia elevação do dique da Campina em meio metro

Foto: Dener Pedro/Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo


Ex-secretário do Meio Ambiente e servidor da SGG, o vereador eleito Anderson Etter falou sobre a manutenção do sistema de protenção de cheias. “É importante ressaltar que o prefeito Vanazzi sempre manteve a manutenção do sistema de proteção de cheias. Uns anos atrás houve uma chuva aqui, nem perto dessa que vivemos em 2024, mas que alagou a região porque a casa de bombas do Arroio Cerquinha estava defasada”, exemplificou.

“Quando o Vanazzi assumiu, sempre cobrou os recursos do governo federal a fim de realizar os investimentos necessários e nós temos que exercer este papel de fiscalização nos próximos anos”, prosseguiu.

Acompanhe: Conferência do Comitesinos sobre segurança hídrica gera 10 proposições; veja resultado

Ex-secretário do Meio Ambiente e servidor da SGG, o vereador eleito Anderson Etter falou sobre a importância da manutenção dessas obras. “É importante ressaltar que o prefeito Vanazzi sempre manteve a manutenção do sistema de proteção de cheias. Uns anos atrás houve uma chuva aqui, nem perto dessa que vivemos em 2024, mas que alagou a região porque a casa de bombas do Arroio Cerquinha estava defasada”, citou.
 
“Quando o Vanazzi assumiu, sempre cobrou os recursos do governo federal a fim de realizar os investimentos necessários e nós temos que exercer este papel de fiscalização nos próximos anos”, completou.
 

Vistoria das obras

 
O titular da Secretaria Geral de Governo (SGG), Nelson Spolaor, vistoriou a obra nesta quinta-feira (12). Na ocasião, o secretário sobre a importância e o simbolismo dessa obra.
 
“Naquela tragédia de maio, todos nós sofremos muito. Nós sabemos como a comunidade vive insegura com isso toda vez que sai um alerta da Defesa Civil. O prefeito Vanazzi fez essa obra lá na Brás, nós adquirimos bombas anfíbias para ajudar nas casas de bombas”, relembra.
 
“Mesmo fechando o ciclo do governo daqui 20 dias continuamos trabalhando, porque para nós a eleição é só um episódio, mas nosso compromisso com a cidade e com a vida das pessoas é constante”, frisa.
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade