A egressa do curso de Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Natalia Mendes Teixeira, 31 anos, ganhou o Prêmio Capes de Tese 2023 na categoria Filosofia, com a tese de doutorado “O que um filósofo da existência ainda tem a dizer sobre a consciência? Kierkegaard e o problema da Bevisdsthed”. O trabalho, feito sob a orientação do mestre-doutor Inácio Helfer, da Unisinos, concorreu
com 1.469 teses em todo o Brasil.
“Foi uma honra participar desse prêmio, foram 49 áreas premiadas e lá eu ainda descobri que foi a edição mais concorrida”, comemorou Natália Mendes, que atualmente é professora do Centro de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia na Universidade Federal do Maranhão.
Para mostrar a importância da história de sua área, ela estudou a obra do autor dinamarquês Soren
Kierkegaard, sobre a consciência. A mestre-doutora diz que o que mais lhe chamou a atenção ao pesquisar foi a mudança de percepção a respeito do que seria novo. “Tem problemas que a gente acredita serem contemporâneos da filosofia, mas já estão sendo trabalhados por outros filósofos.
O que é a premiação
De acordo com o site do governo federal, o prêmio reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pósgraduação brasileiros de acordo com os critérios: originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o
valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, ele abrange diversas áreas de conhecimento.
LEIA TAMBÉM