SÃO LEOPOLDO
Editora Oikos lança quatro novos livros quatro meses depois da enchente
Evento reuniu mais de 50 pessoas no Museu Visconde; a editora, no bairro Scharlau, foi fortemente atingida pela calamidade
Última atualização: 01/09/2024 16:52
Recomeçar: este é o selo que carregam os quatro livros lançados pela Editora Oikos neste sábado (31 de agosto), quatro meses depois de ser afetada pela enchente histórica do Rio Grande do Sul.
O evento reuniu mais de 50 pessoas no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. "Sem dúvida é um marco histórico de um grandioso recomeço, consideradas as circunstâncias, possível graças a uma grande rede de solidariedade à qual muitos dos presentes no lançamento aderiram", comenta Erny Mügge, proprietário da editora ao lado de sua esposa, Iria Hauenstein.
No local, foram lançados e vendidos: "Breve História das Migrações Alemãs para o Brasil", de Martin N. Dreher; "A galerinha da escola em: Colonização Alemã", de Vania Inês Avila Priamo; "Dona Leopoldina: a primeira imperatriz do Brasil", de Heinrich Schüler e Liti Belinha Rhenheimer; e "Alemães e Descendentes do Rio Grande do Sul na Guerra do Paraguai", de Klaus Becker.
Para quem tiver interesse, as obras podem ser adquiridas no site da editora Oikos.
Recomeço
O selo Recomeço estampa não apenas os quatro livros lançados neste final de semana, mas também todos os exemplares lançados a partir de maio deste ano. Além desses, a editora reimprimiu em torno de 20 títulos e publicou 18 novos desde o dia 25 de maio.
A editora, que completou 21 anos em 2024 e já havia lançado mais de 1,5 mil títulos, quase fechou devido à catástrofe. "Com o apoio recebido, foi possível até o momento reinstalar o escritório no mesmo endereço, fazer diversos reparos no prédio e adquirir móveis e equipamentos", conta Erny. "A Oikos não encerrou suas atividades graças a esta rede de solidariedade da qual participaram familiares, amigos, leitores, autores e muitas pessoas desconhecidas", continua.
Confira também: Professora de São Leopoldo lança livro sobre as famílias Jung e Schmitt
Dentre os que ajudaram nesse processo de reconstrução estiveram 16 voluntários do Instituto de Educação Ivoti, que auxiliaram na limpeza do espaço e descarte de itens que foram destruídos pelas águas enlameadas.
Temática da Imigração
Assim como outros exemplares de seu acervo, os quatro livros carregam a temática da imigração alemã no Rio Grande do Sul. As obras lançadas neste sábado abordam diversos capítulos desse período histórico, como o papel da Imperatriz Leopoldina na aproximação entre as culturas brasileira e a alemã (no livro de Heinrich e Liti) e o envolvimento de alemães e seus descendentes na Guerra do Paraguai e a forma como as colônias foram impactadas (pelo autor Klaus).