29 DE ABRIL
Dia da Dança será celebrado no palco do Teatro Municipal de São Leopoldo
Programação reúne bailarinos de escolas e cias leopoldenses neste sábado
Última atualização: 05/03/2024 09:34
Friedrich Nietzsche (1844-1900), filósofo, escritor e crítico alemão, dedicou espaço em seu intenso pensamento para a dança. E fez isso de maneira magistral na obra Assim Falou Zaratustra. Um livro para dançar. Sábado (29) a dança pensamento de Nietzsche e de tantos outros grandes mestres, como Jean-Georges Noverre (1727 - 1810), o homenageado com a data, estará com destaque especial e com direito a união de escolas e companhias de São Leopoldo para comemorar o Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança, celebrado em 29 de abril.
A partir de uma articulação da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo (Secult), especialmente por conta do trabalho do coordenador do Sistema Municipal de Cultura, Marco Fillipin, artistas da cidade se apresentam neste sábado no Teatro Municipal. Com início às 20 horas, a programação tem entrada gratuita.
Cias e grupos
Participam da mobilização as companhias e escolas Explosão da Dança, com a obra Espiral da Evolução, de Graciela Souza e elenco; Respeitável Público, de Graciela Souza; e Tempero Arábio, de Graciela Souza, Lucas Guerra e Leandro Rosa; a Corpus, com a coregrafia E.Q.M - Experiência Quase Morte, de Nati Peggaz; a Superação Cia de Dança, com Absolen, criação de Fernanda Tietz, e No Mesmo Passo te Encontro nos meus Braços, com Gabriel Damasceno e Fernanda Tietz; e Ballet Sinos, com Valsa das Flores, reposição de Lara Dullius, e Há um Palhaço em Você, também de Lara.
Parceria
Também no palco a Passo a Passo Escola de Dança e Ginástica, com Samba de Gafieira, com Drack Nascimento e Juliana Fernandes; e Bruna Pelison Studio de Dança, com as obras Bob, de Shamira Lopes, e La Fille mal Gardee, adaptação de Lívia Pimenta; Ventos, de Ana Clara Silvia; Grow Girls e Eletricity, de Sara Lopes, e A Moda Antiga, de Bruna Pelison, e Fôlego, de Livia Pimenta. A programação envolve ainda Embalum Grupo de Dança, com a coreografia Velha Cidade.
Em cena, ainda, uma parceria com a tradicional Escola Ballet Sinos e o projeto OQueMove, com as coregrafias Janela Aberta, de Paula Lau, Giovana Drobt e Natan Santos, e Que Belo Estranho dia pra se Ter Alegria, de Paula Lau.
Para completar outro grupo de referência na cidade: Grupo de Danças Orpheu, com Encontro das Princesas, de Ju Freitas; Anne Frank, de Fernanda Manfron, e Noeletes, de Gabriela Bandeira.
Mais artistas
Há ainda a oportunidade de assistir os artistas da Brilhart Escola de Dança, com Vislumbre sua História e Medida do Amor, É Amor Próprio, ambas de Anna Paula de Lima; Variação de Cupido, adaptação de Giovana Isotton, e Desconecte-se, também de Giovana Isotton.
Fillipin, que também é coreógrafo e bailarino, vai mostrar a obra Quietude Ruidosa. Será um grande encontro de artistas da dança no Teatro Municipal de São Leopoldo, na Praça da Biblioteca, com entrada pela Rua Osvaldo Aranha, 934, no Centro leopoldense.
Flash mob e vídeo na rede
A Associação Gaúcha de Dança (Asgadan) promoveu quinta-feira (27) em várias cidades gaúchas um flash mob comemorativo ao Dia Internacional da Dança, mobilizando bailarinos em diferentes cidades que dançaram uma coreografia criada pelo artista gaúcho Aldo Gonçalves. O evento foi registrado em vídeo. O material visual será lançado na rede da associação (perfil do Instagram @asgadanrs) sábado (29), quando, de fato, é comemorada a data.