Atualizar a carteirinha de vacinação e proporcionar ações especiais voltadas às mulheres, focando no Outubro Rosa, estiveram no cronograma de atuação dos postos de saúde leopoldenses no sábado (21), quando as unidades estiveram abertas para o Dia D nacional de vacinação.
Nos locais, foram oferecidos todos os imunizantes do calendário nacional, além de acolhimento e cuidados de saúde mental, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), agendamentos de mamografia e consultas à prevenção do câncer de mama. Algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também realizaram cuidados com a saúde bucal e consultas odontológicas.
Para mais cobertura
Coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), Karen Carvalho lembrou que o Dia D teve como intuito principal atualizar a carteirinha das crianças que tem vacinas em atraso. “A ideia é que a gente aumente a cobertura vacinal para não haver o retorno de doenças, como já vimos algumas batendo à porta, como pólio e sarampo, que já estão em nível de alerta”, destacou.
“Nós temos um atraso que é pós-pandêmico ainda. Um atraso por conta das fake news, de muita informação errada que circulou sobre vacina. Isso fez com que os pais se retraíssem um pouco e ficassem mais resistentes em levar as crianças. É a hesitação vacinal que temos falado. A gente quer sanar essa hesitação vacinal com movimento pela vacinação, incentivo, campanhas midiáticas para que as pessoas voltem a se vacinar sem medo, sabendo que a vacina é segura e eficaz”, concluiu.
A campanha de vacinação na cidade segue até o sábado, dia 28, com uma ação na Praça do Brinquedos, conhecida como Praça dos Correios, das 9h às 16 horas.
“Super Sábado” de ações
As atividades nos postos leopoldenses integraram também o Outubro Rosa, para conscientizar sobre cuidados e prevenção ao câncer de mama. Titular da Semsad, Andréia Nunes disse que a ideia foi proporcionar que as mulheres que não conseguem acessar os locais durante a semana, pudessem levar seus filhos e familiares para vacinar e já aproveitassem para se vacinar e fazer exames também.
“Chamamos de um Super Sábado”, resumiu, lembrando que haviam ainda atendimentos odontológicos e de saúde mental em alguns pontos. “A mulher quando cuida de si e dos outros, também precisa cuidar da sua autoestima e se cuidar como um todo. E o trabalho da Secretaria de Saúde é esse: cuidar da mulher como um todo, inclusive da sua saúde mental”.
Sepom acompanhou as ações
A titular da Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepom), Eliene Amorim dos Santos, acompanhou a ação, distribuindo materiais e orientando sobre o Centro Jacobina. “Anunciando que a mulher precisa de saúde integral. Porque violência doméstica é doença, é uma morte na vida das mulheres. Então, precisamos também dizer que viver sem violência é um direito das mulheres, assim como viver com saúde integral também é. Estamos junto com a Secretaria de Saúde fazendo essa transversalidade”.
Na próxima terça-feira (24), dentro do Outubro Rosa, a Sepom realizará o seu já tradicional Cabelaço. A ação ocorre das 10h às 14h, na Escola de Gestão da Prefeitura de São Leopoldo. Após o evento, as doações de mechas serão encaminhadas ao IMAMA (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul). Segundo Eliane, durante o Cabelaço, também serão aceitas doações de absorventes, que serão destinadas a mulheres carentes.
Famílias atualizaram a carteirinha
A ida ao Centro leopoldense já motivou que a família da pequena Helena, 6 anos, procurasse a UBS Materno Infantil para se vacinar. Enquanto a menina tomou a vacina contra a febre amarela, o pai, Lucas Sauer Portugal, 37 anos, recebeu a imunização de reforço do tétano na mesma oportunidade. “Aproveitamos o sábado, que é melhor para nós”, disse a mãe de Helena, Camila Horst, 39 anos.
No mesmo local, a moradora do Morro do Espelho, Diana Baldo, levou a filha Nicole, 4 anos, para tomar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 e reforçou à menina o porquê dela precisar se imunizar. “É importante para não ficar doente, para ficar forte, para proteger das doenças”.
Vivian Pulz, 41 anos, viu nas redes sociais que o Dia D de vacinação ocorreria neste sábado e também aproveitou para levar a filha Martina, 6 anos. “É importante. Temos que manter a carteirinha deles atualizada”, disse a mãe.
LEIA TAMBÉM