SÃO LEOPOLDO

Desfile Farroupilha do bairro Feitoria ocorreu neste sábado

Atividade teria ocorrido no dia 14, mas foi adiada devido ao clima chuvoso

Publicado em: 29/09/2024 14:38
Última atualização: 29/09/2024 18:06

Estudantes, entidades e associações tradicionalistas do bairro Feitoria fizeram o seu desfile tradicionalista da Semana Farroupilha neste sábado (28), organizado pela Associação dos Empresários e Profissionais Liberais do Bairro Feitoria (Assemplife). A atividade, que começou às 9h e percorreu a Avenida Integração, teria ocorrido no dia 14, mas foi adiada devido ao clima chuvoso.

Desfile Farroupilha no bairro Feitoria em São Leopoldo foi no sábado ensolarado Foto: Divulgação/Assemplife

Além da própria Assemplife, também participaram do desfile Associação dos Gaúchos Acampados no Parque (AGAP), Associação Tradicionalista Gaúcha da Feitoria (ATGF), os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Tio Lautério e  Sinuelo da Feitoria, os Cavalarianos, a Banda Musical Auxiliadora, o Centro Comunitário Santa Rita de Cassia, Guarda Civil Municipal de São Leopoldo, a Escola de Samba Leões da Feitoria, e os Centros de Formação de Condutores (CFCs) Valderez,  Caberlon, Sinos e Barbosa.

Veja também: Macromix realiza feirão de empregos com mais de 50 vagas em São Leopoldo; Saiba mais

Já as escolas participantes, foram: EEEM CAIC Madezatti, EMEF Emílio Meyer,  Escola Técnica Estadual Visconde de São Leopoldo – AGRÍCOLA, EMEF Maria Edila da Silva Schmidt, EMEF Olímpio Viana Albrecht, e, ainda, 25 vans escolares. 

Tradicionalismo e identidade cultural

Para o presidente da Assemplife, Vagner Machado, a realização anual do desfile é importante tanto no aspecto cultural, como no social. "Em, primeiro lugar, ele preserva e celebra a tradição gaúcha, fortalecendo a identidade cultural da comunidade local e conectando gerações ao seu patrimônio histórico. Eventos como esse são essenciais para manter viva a memória e o orgulho das raízes regionais, especialmente em um mundo onde a globalização tende a homogeneizar as culturas."

Além do ponto de vista social, Machado acredita ainda que atividades como essa geram um retorno financeiro à comunidade. "O evento contribui para o comércio local e pode incentivar o turismo, gerando renda para pequenos negócios e empreendedores."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas