abc+

SÃO LEOPOLDO

Desfile Farroupilha do bairro Feitoria ocorreu neste sábado

Atividade teria ocorrido no dia 14, mas foi adiada devido ao clima chuvoso

Publicado em: 29/09/2024 às 14h:38
Publicidade

Estudantes, entidades e associações tradicionalistas do bairro Feitoria fizeram o seu desfile tradicionalista da Semana Farroupilha neste sábado (28), organizado pela Associação dos Empresários e Profissionais Liberais do Bairro Feitoria (Assemplife). A atividade, que começou às 9h e percorreu a Avenida Integração, teria ocorrido no dia 14, mas foi adiada devido ao clima chuvoso.

Desfile Farroupilha no bairro Feitoria em São Leopoldo foi no sábado ensolarado



Desfile Farroupilha no bairro Feitoria em São Leopoldo foi no sábado ensolarado

Foto: Divulgação/Assemplife

Além da própria Assemplife, também participaram do desfile Associação dos Gaúchos Acampados no Parque (AGAP), Associação Tradicionalista Gaúcha da Feitoria (ATGF), os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Tio Lautério e  Sinuelo da Feitoria, os Cavalarianos, a Banda Musical Auxiliadora, o Centro Comunitário Santa Rita de Cassia, Guarda Civil Municipal de São Leopoldo, a Escola de Samba Leões da Feitoria, e os Centros de Formação de Condutores (CFCs) Valderez,  Caberlon, Sinos e Barbosa.

Veja também: Macromix realiza feirão de empregos com mais de 50 vagas em São Leopoldo; Saiba mais

Já as escolas participantes, foram: EEEM CAIC Madezatti, EMEF Emílio Meyer,  Escola Técnica Estadual Visconde de São Leopoldo – AGRÍCOLA, EMEF Maria Edila da Silva Schmidt, EMEF Olímpio Viana Albrecht, e, ainda, 25 vans escolares. 

Tradicionalismo e identidade cultural

Para o presidente da Assemplife, Vagner Machado, a realização anual do desfile é importante tanto no aspecto cultural, como no social. “Em, primeiro lugar, ele preserva e celebra a tradição gaúcha, fortalecendo a identidade cultural da comunidade local e conectando gerações ao seu patrimônio histórico. Eventos como esse são essenciais para manter viva a memória e o orgulho das raízes regionais, especialmente em um mundo onde a globalização tende a homogeneizar as culturas.”

Além do ponto de vista social, Machado acredita ainda que atividades como essa geram um retorno financeiro à comunidade. “O evento contribui para o comércio local e pode incentivar o turismo, gerando renda para pequenos negócios e empreendedores.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade