Com todas as escolas de samba destacando a história de São Leopoldo e o Bicentenário da imigração alemã, o município promove neste sábado (2), o Desfile Oficial do Carnaval 2024. O evento ocorre na Avenida Dom João Becker, a Passarela do Samba Tom Astral, com abertura a partir das 21h. O acesso do público ao local é gratuito.
O carnaval 2024 é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), com apoio do Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. “Nossa expectativa é de realizarmos um grande carnaval. Será um momento especial das comemorações do Bicentenário com todas as escolas de samba abordando este tema. E contaremos com o desfile da campeã da Série Prata da capital, a Império do Sol, que colheu uma fantástica vitória no Porto Seco”, ressaltou o titular da Secult, Marcel Frison.
- Império do Sol, Estação Primeira e Leões da Feitoria se preparam para o desfile sábado
- Alambique, Verde Rosa e Imperadores do Sul: veja como está a preparação para o carnaval
Corte
A corte do carnaval, formada pelo rei momo Luan Fernandes, rainha Vanelise da Silva, primeira princesa Marla Deber Selenti e segunda princesa Thayná Brito, abrirá o evento e recepcionará todas as escolas.
Durante o desfile, as soberanas da São Leopoldo Fest, rainha Mariana Brandolt, a primeira princesa, Jéssica Gomes, a segunda princesa, Chaiane Pipper Alves, e a oma Amália Sauter, também estarão na passarela.
Servição da festa
Seis escolas participam do desfile: a Alambique Leopoldense é a primeira, com previsão de início para 21h30. A Império do Sol – que não concorre ao título – vem em seguida, às 22h40, e, logo após, a Estação Primeira de São Léo, às 23h50. Já na madrugada do domingo (3), se apresentam Acadêmicos Verde e Rosa, às 1h, e Leões da Feitoria, às 2h10. A Imperadores do Sul encerra o desfile, com entrada na avenida programada para as 3h20.
A apuração – que também tem entrada gratuita – ocorre no domingo, a partir das 16h, nas pirâmides do Largo Rui Porto.
Trânsito alterado
Para o desfile, a Avenida Dom João Becker estará com o trânsito de veículos interrompido nos dois sentidos – tanto no acesso pela Avenida Mauá, sentido viaduto da BR-116, quanto no contrário.
Para quem precisa se deslocar até o Colégio Gustavo Schreiber ou utilizar os serviços no Ginásio Celso Morbach, Farmácia Municipal e Farmácia do Estado, o acesso local estará liberado até sábado à tarde. A partir das 21h de sábado, as ruas José Bonifácio, São Paulo e Flores da Cunha, no trecho entre a Rua Brasil e a Dom João Becker, estarão fechadas.
O fluxo dos veículos será orientado pela Guarda Civil Municipal (GCM). Os motoristas deverão ter atenção redobrada para o tráfego e as rotas alternativas nos sentidos bairros, BR-116 e Centro. O trânsito deve ser normalizado nas avenidas e ruas do Centro de São Leopoldo na madrugada de domingo.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags