50 METROS CÚBICOS POR DIA
Descarte de lixo irregular passa de 400 toneladas mensais em São Leopoldo
Prefeitura até conseguiu reduzir o número de focos de descarte, mas infratores seguem jogando resíduos em locais impróprios, o que causa problemas à saúde, ao meio ambiente e gastos com recolhimento
Última atualização: 26/02/2024 11:38
Em uma única ação neste ano foram retiradas, por exemplo, aproximadamente, 50 toneladas de resíduos sólidos urbanos descartados irregularmente ao longo da Avenida Mauá, trecho entre o limite com Novo Hamburgo e a Ponte do Rio dos Sinos, na região Nordeste de São Leopoldo. E esse trabalho infelizmente é constante.
Conforme a comunicação da Prefeitura leopoldense, em 2022, aproximadamente 15 mil metros cúbicos ( equivalente a quase 50 metros cúbicos por dia) de resíduos domiciliares e extradomiciliares, foram removidos dos focos de lixo.
O trabalho é realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), que tem como titular Sandro Lima. De acordo a equipe da Semurb, via comunicação, convertendo volume recolhido em quilos, o quantitativo chega a 5.250 toneladas.
Em relação à atuação da fiscalização do descarte irregular, foram aproximadamente R$ 70 mil aplicados em multas, conforme Código de Limpeza Pública.
Locais impróprios
E o descarte irregular ocorre em diferentes pontos da cidade e atingem áreas de preservação e espaços de lazer como no Parque do Trabalhador. Alguns locais exigem ainda mais atenção da Semurb pelo histórico de descarte irregular.
De acordo com a comunicação da Prefeitura, as regiões mais críticas quanto ao descarte irregular em São Leopoldo são a Nordeste, em pontos dos bairros Rio dos Sinos e Santos Dumont; a Oeste, nos bairros Vicentina e São Miguel; e Região Norte, envolvendo pontos nos bairros Campina e Arroio da Manteiga.
As denúncias de descarte irregular, conforme a Prefeitura, podem ser efetuadas pelo contato de WhatsApp (51) 99337-6656. Denúncias também podem ser realizadas através do fone 2200-0640, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), e 156, da Ouvidoria. Casos urgentes devem ser direcionados à Guarda Civil Municipal (GCM) pelo contato 153.
Drenagem urbana
Um dos reflexos do descarte irregular de resíduos envolve a drenagem urbana. O lixo muitas vezes acaba chegando aos arroios e às casas de bombas, além, claro, de prejudicar o fluxo nos bueiros nas ruas, resultando em pontos específicos de alagamentos. Para fazer frente ao problema, além de recolher o lixo descartado, é necessário inspecionar e executar a limpeza de redes de drenagem. Neste ano já ocorreu um grande mutirão de limpeza, envolvendo equipes da Secretaria Municipal de Obras e Viação e do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae).