RECOMEÇO

DEPOIS DA ENCHENTE: São Leopoldo projeta UBSs retomadas até 10 de outubro; Veja cronograma

Três unidades atingidas devem reabrir até o próximo dia 23 e outras quatro até o fim do mês ou início de outubro

Publicado em: 16/09/2024 19:18
Última atualização: 16/09/2024 19:27

Já passaram quatro meses da enchente histórica que atingiu fortemente a saúde leopoldense, entre outras áreas. Três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atingidas e que ainda estavam fechadas devem reabrir até o próximo dia 23, e outras quatro até o fim do mês ou início de outubro. Conforme a Prefeitura, a empresa responsável se comprometeu a concluir as obras até o dia 10 de outubro.

UBS Paim estava entre as mais afetadas e reabre na quinta-feira, após mais de quatro meses Foto: Amanda Krohn/Especial

Além disso, uma nova UBS foi inaugurada nesta segunda-feira (16): a UBS Santo Augusto, no bairro Scharlau. As duas outras unidades que reabrirão ainda nesta semana são a UBS Santos Dumont, já nesta terça-feira (17), e a UBS Paim, no bairro São Miguel, na quinta-feira (19). Já a UBS Padre Orestes, do bairro Santos Dumont, deve reabrir na próxima semana, no dia 23.

Além dessas unidades, que foram atingidas pela cheia de maio (16 foram alagadas, no total), restam ainda as UBSs Rio dos Sinos, Brás, Campina e Vicentina, que devem reabrir até 10 de outubro, mas ainda não possuem datas oficiais para a retomada. Recursos do orçamento utilizados para a recuperação vêm do repasse de até R$ 21 milhões realizado pelo governo federal para equipar as unidades atingidas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), até sexta-feira (13), o Município havia recebido R$ 7 milhões da verba, que está sendo entregue aos poucos para a pasta.

Fique de olho: Divulgada lista de primeiras famílias beneficiadas pelo Aluguel Social em São Leopoldo

“A compra dos equipamentos necessários foi realizada de forma parcial para que possamos restabelecer o serviço nestas unidades que estão sendo entregues”, explica a titular, Paula Silva. “Dos equipamentos que foram comprados, foram contemplados neste pedido: equipamentos de estruturação física e equipamentos de assistência médica”, continua, acrescentando que os serviços estão sendo reabertos com o necessário para o atendimento.

Até que seja possível reinaugurar as unidades de maneira oficial, as UBSs que ainda estão fechadas estão atendendo à comunidade em estruturas provisórias fornecidas solidariamente por associações de moradores e tendas do SESI

Cronograma de reabertura:

UBS Santos Dumont: terça-feira (17)

UBS Paim: quinta-feira (19)

UBS Padre Orestes: 23 de setembro

UBSs Rio dos Sinos, Brás, Campina e Vicentina: até o dia 10 de outubro

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas