COMBATE À DENGUE

DENGUE: Vanazzi anuncia força-tarefa e estuda Decreto de Emergência

A força-tarefa deve integrar diversas secretarias no combate aos transmissores da Dengue, zika vírus e febre Chikungunya

Publicado em: 09/02/2024 19:52
Última atualização: 09/02/2024 19:52

Após reunião realizada na manhã desta sexta-feira (9), o prefeito Ary Vanazzi anunciou, por meio de uma transmissão ao vivo nas redes da Rádio Prefeitura, a criação e uma força-tarefa integrando diversas secretarias no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre Chikungunya. Em seguida, informou que aguarda parecer técnico para decretação de Estado de Emergência.

Também será criado um protocolo e um fluxo específico de atendimento para casos suspeitos nas unidades. Até o momento foram diagnosticados 132 casos na cidade. Outros 63 estão em investigação. Os números de janeiro e fevereiro já superam a soma de todo o ano passado, quando se contabilizou 113 casos da doença. Os bairros mais afetados são Vicentina e São José.

Vanazzi não descarta o decreto de um Estado de Emergência para possibilitar a contratação emergencial de novos agentes. “A Procuradoria-Geral do Município junto com o pessoal técnico da saúde está verificando essa situação que agilizaria nossas ações. Enquanto isso, estamos com carro de som alertando e orientando e vamos intensificar o enfrentamento com uma operação envolvendo as Secretarias de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semusp), Orçamento Participativo (Semop), Saúde (Semsad) e Superintendência de Comunicação (Scom), recolher materiais, fiscalizar e mobilizar a comunidade e chamar a população nesse esforço. A colaboração dos moradores é fundamental no cuidado dentro das casas”, reforçou.

Presente na reunião, o secretário Geral de Governo Nelson Spolaor salientou a necessidade do trabalho conjunto entre governo e população. “Vamos ampliar nossas ações de orientação, limpeza e fiscalização, integrando as secretarias e focando nos bairros mais atingidos. Mas tudo isso precisa do apoio da comunidade. Superamos epidemias piores e certamente vamos superar a dengue, com este esforço coletivo”.

Medidas anunciadas

A secretária de Saúde Andréia Nunes alertou a população para os cuidados, diante do aumento de casos confirmados. “Estamos organizando uma capacitação com médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) visando um novo protocolo de atendimento que agilize diagnóstico clínico da doença, além de todo o trabalho das equipes nos locais com maior incidência”, destacou.

Na atividade serão abordados assuntos como: Epidemiologia das arboviroses, manejo clínico da dengue e fluxos municipais. A compra de testes rápidos é uma das ações em discussão para um maior controle. Porém, os testes não são 100% eficientes, por isso é necessário que a equipe responsável esteja bem orientada e treinada sobre os possíveis erros (falso negativo).

Também será liberado horas-extras para profissionais ligados ao combate e tratamento da doença. As unidades básicas seguem como referência de atendimento. As UBS´s Cohab Feitoria e Brás atendem até as 20 horas. Centro de Saúde Feitoria, Upa Zona Norte e Hospital Centenário ficam abertos 24 horas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas