abc+

Apreensão com o clima

Defesa Civil leopoldense avisa a chegada de temporais e mantém status de alerta com o rio

Conforme a Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), há risco de temporais isolados (com possibilidade de granizo e ventania) na região metropolitana, litoral entre esta sexta-feira e o domingo

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 06/10/2023 às 20h:12 Última atualização: 18/10/2023 às 20h:57
Publicidade

O fim de semana é de alerta em todo o Estado, e a Defesa Civil de São Leopoldo disparou nesta sexta-feira (6) a informação de risco de temporais isolados sobre parte do Estado, valendo a previsão entre esta sexta-feira (6) e domingo (8). O alerta foi emitido pela Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

Nível do Rio dos Sinos baixou, mas Defesa Civil leopoldense manteve status de alerta com a previsão de mais chuvas



Nível do Rio dos Sinos baixou, mas Defesa Civil leopoldense manteve status de alerta com a previsão de mais chuvas

Foto: Amanda Krohn/Especial

 Segundo o alerta, um sistema de baixa pressão aliado a um fluxo de umidade e passagem de uma frente fria pelo oceano provocam chuvas volumosas nas Missões, Noroeste, Centro, Vales, Norte, Região Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste e Litoral Norte. Também há risco de eventual queda de granizo e rajadas de vento.

A preocupação com este alerta teve um incremento vindo de Santa Catarina, onde eventos importantes como a Oktoberfest de Blumenau, foram suspensos. O Estado catarinense já viveu momentos críticos com o clima, como em 2008, quando milhões de pessoas foram afetadas  e mais de 130 morreram. Isso fez com que o governo de SC implementasse diversas ações para amenizar prejuízos e vítimas com as chuvas.

 

O Rio dos Sinos

O nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo segue em declínio, e embora já tenha atingido os critérios para expirar do status de Alerta em relação ao nível, a Defesa Civil destaca que o alerta é mantido de forma preventiva por conta da previsão de chuvas volumosas para os próximos dias, que caso se concretizem, poderão elevar novamente o nível. À montante, em Taquara, Campo Bom e em Novo Hamburgo também segue em declínio. Na tarde desta sexta-feira o Sinos, em São Leopoldo, estava em 4,2 metros, dez centímetros abaixo do nível de alerta que é de 4,3m no Plano de Contingência da cidade. 

Em reunião realizada na terça-feira (3), com a coordenação de governo, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, que ainda se recupera de uma cirurgia, participou de forma on-line e reforçou para que todas as equipes da Prefeitura de São Leopoldo mantenham os plantões, os trabalhos com o sistema de contenção de cheias das Casas de Bombas, bem como o monitoramento das comunidades ribeirinhas ao Rio dos Sinos.

Previsão do tempo

Nesta sexta-feira (6), as instabilidades permanecem concentradas na metade Norte, trazendo a possibilidade de tempo severo, incluindo eventual queda de granizo e rajadas de vento. Além disso, não se pode descartar transtornos associados às tempestades e acumulados que podem atingir pontualmente 120 mm/dia nas Missões, Noroeste, Norte, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Litoral Norte e Nordeste.

Neste sábado (7), a persistência das instabilidades favorece a continuidade dos temporais e elevados acumulados no Noroeste, Norte, Vales, RMPOA, Nordeste e Litoral Norte, com acumulados atingindo os 120 mm/dia.

No domingo (8), o tempo instável e os elevados acumulados persistem no Norte, Vales, RMPOA, Nordeste e Litoral Norte. Além disso, não podemos descartar transtornos associados ao tempo severo e aos acumulados que podem chegar a 60 mm/dia nessas regiões. A tendência é que o tempo esteja estável em todo o território gaúcho na segunda-feira (9).

 

Contatos de alerta

Em caso de emergência o contato com a Defesa Civil leopoldense pode ser realizado através dos telefones (51) 99117-8291, (51) 98924-7852 ou 2200-0633 (horário comercial).

As equipes da Defesa Civil permanecem de prontidão 24 horas por dia dentro do status de alerta.

A Secretária de Assistência Social de São Leopoldo já tem organizadas ações com antecedência, favorecendo o processo de acolhimento e o atendimento das demandas oriundas da situação, caso haja necessidade de abrigar famílias desalojadas ou desabrigadas pelas chuvas e cheias. A secretaria já possui em estoque colchões, cobertores, roupa de cama, banho e material de higiene pessoal. Também fazem parte dos itens fraldas, mamadeiras, bicos e produtos de alimentação.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade