abc+

SÃO LEOPOLDO

Defesa Civil emite alerta de chuva e vento para esse final de semana

O boletim meteorológico, conforme a Sala de Situação da Sema, prevê chuvas em grande parte do Estado

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 12/04/2024 às 19h:29 Última atualização: 12/04/2024 às 19h:29
Publicidade

 A Defesa Civil de São Leopoldo emitiu, na tarde desta sexta-feira (12), alerta para risco de instabilidades, com grande volume de chuva. O boletim meteorológico, conforme a Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), prevê para sábado (13), chuvas em grande parte do Estado, sendo mais intensas na Campanha, Sul, Costa Doce, e no Litoral Sul e Médio.

A Defesa Civil prevê, ainda, uma frente fria para a segunda-feira



A Defesa Civil prevê, ainda, uma frente fria para a segunda-feira

Foto: Amanda Krohn/Especial

Nessas áreas, os acumulados ficam em torno dos 60 aos 100 mm/dia, podendo passar pontualmente enquanto as instabilidades atuam sobre as regiões, especialmente no Sul e Costa Doce. No restante do Rio Grande do Sul, os volumes variam entre 10 e 30 mm/dia. Os ventos continuam soprando de nordeste, com rajadas em torno dos 40 aos 70 km/h na Campanha, Sul e faixa litorânea.

No domingo (14), com a aproximação de uma área de baixa pressão e intensificação do fluxo de umidade vindo do norte do país, as chuvas fortes seguem atuando sobre o Oeste, Missões, Noroeste, Centro, Norte, Vales, e próximo da Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA). Com os ventos úmidos vindos do oceano, há condição para chuva forte no Sul gaúcho. Os acumulados variam entre 30 e 50 mm/dia, podendo passar isoladamente nas Missões, Noroeste e Norte. No Sul e faixa Leste, os ventos sopram com velocidades em torno dos 40 aos 60 km/h.

A tendência é que na segunda (15), a aproximação de frente fria favoreça a chuva e vento pontualmente fortes sobre o Oeste, Campanha, Sul, fronteira com o Uruguai, Missões e Norte. A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais de comunicação.

Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.por intermédio da Escola de Gestão.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade