ATENÇÃO

Defesa Civil de São Leopoldo emite alerta para riscos de temporais nesta terça-feira

As rajadas de vento associadas aos temporais, podem passar de 80 km/h, mas acumulados de chuva devem ficar abaixo de 25mm/dia

Publicado em: 30/09/2024 20:35
Última atualização: 30/09/2024 20:35

O tempo ensolarado do início da semana dará lugar ao risco de formação de temporais, com descargas elétricas e eventual queda de granizo em municípios da grande Porto Alegre e demais regiões do Estado a partir da madrugada desta terça (1°/10). É o que prevê o Boletim Meteorológico da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema/RS) divulgado pela Defesa Civil de São Leopoldo nesta segunda-feira (30).

O fluxo de calor e umidade vindos do Norte do País, se intensifica ainda mais favorecendo a formação de temporais, com descargas elétricas e eventual queda de granizo Foto: Arquivo/GES

Na madrugada de terça-feira (1º), a frente fria começa a avançar pelo território gaúcho. O fluxo de calor e umidade vindos do Norte do País, se intensifica ainda mais favorecendo a formação de temporais, com descargas elétricas e eventual queda de granizo.

Os acumulados podem variar entre 30 a 80 mm/dia na Campanha, Sul e Costa Doce, nas demais regiões ficam abaixo dos 25 mm/dia. As rajadas de vento associadas aos temporais, podem passar de 80 km/h.

Restante da semana

Na madrugada e manhã de quarta-feira (2), a frente fria segue atuando especialmente na metade Norte do Rio Grande do Sul com temporais, descargas elétricas e eventual queda de granizo. Os acumulados podem variar entre 30 a 80 mm/dia no Noroeste, Centro-Norte, Nordeste e Serra.

As rajadas de vento, associadas às instabilidades, podem passar de 90 km/h. À noite, o tempo volta a ficar firme. A tendência é que, na quinta-feira (3), o tempo siga firme em todas as regiões.

Fique de olho: Cartões do Aluguel Social começarão a ser entregues nesta segunda-feira em São Leopoldo

Canais de emergência

Os telefones para contato em caso de emergência são o 193 do Corpo de Bombeiros, o (51) 2200-0633 (horário comercial) e (51) 98924-7852 da Defesa Civil Municipal, e número 153 da Guarda Municipal, todos durante 24 horas.

Prevenção e nível do rio

As cinco Casas de Bombas estão operando normalmente e serão acionadas caso seja necessário. O prefeito Ary Vanazzi mantém a força-tarefa mobilizada, e determinou que o efetivo fique em alerta. Não há riscos de enchentes como a de maio. Poderão ocorrer alagamentos pontuais em ruas e avenidas do município devido ao acumulado de chuva previsto.

Veja também: São Leopoldo enfrenta alagamentos devido à chuvarada; Veja o que diz a prefeitura

Na semana passada, equipes da Secretaria de Obras e Viação (Semov) e Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), com seis caminhões de hidrojateamento, realizaram ações de desassoreamento de redes pluviais e bocas de lobo em diversos bairros do município.

Rio dos Sinos

O nível do Rio dos Sinos era de 3,46 metros em São Leopoldo às 16h15 desta segunda-feira (30), em status de Observação conforme o Plano de Contingência do Município (Placon). A partir dos 3,50 metros, o status muda para Atenção ou Monitoramento Intensivo.

Caso esse nível ultrapasse os 4,30 metros e ainda haja indícios de elevação do rio ou previsão de novas chuvas, aciona-se o status de Alerta para inundações. Ao passar de 4,50 metros, começam a ser atingidas as ruas da Praia e das Camélias. 

Se o nível ficar maior do que 5,10 metros, o status é alterado para Alarme e a Rua Alberto Ramos, no bairro Feitoria/São Geraldo, começa a ser atingida.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas