FIQUE ATENTO

Defesa Civil de São Leopoldo emite alerta de chuva forte para quarta-feira

Nível do Rio dos Sinos sobe 2,5cm por hora e atinge o status de Atenção

Publicado em: 18/06/2024 15:23
Última atualização: 18/06/2024 15:24

A Defesa Civil de São Leopoldo divulgou, na manhã desta terça-feira (18), o Boletim Meteorológico da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema/RS), com previsão de chuva forte para essa quarta-feira (19), em municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), válido até às 16h.

Os acumulados devem variar entre 30 e 50mm/dia e podem ultrapassar os 80mm por dia Foto: Amanda Krohn/Especial

Os acumulados variam de 30 a 50 milímetros (mm) por dia, podendo passar pontualmente dos 80mm/dia na RMPOA, Noroeste, Campanha, Sul e Costa Doce. Os ventos associados a temporais podem passar dos 70 Km/h. Na quinta-feira (20), o fluxo de umidade vindo Norte do país mantém as chuvas fracas, sem passar de 15mm/dia.

Pelo Sistema de Telemetria da Agência Nacional de Águas (ANA/CRPM), o nível do Rio dos Sinos nesta terça-feira (18), está em 3,87 metros (m) pela medida das 13h15. A elevação é de 2,5cm por hora e, nas últimas 24 horas, subiu mais de 45 cm. A situação do Rio dos Sinos passou para o status de ATENÇÃO pelo Plano de Contingência (Placon).

Ainda conforme o Placon, até 4,30m e com indícios de elevação e/ou previsão de novas chuvas, o status muda para alerta de inundação. Acima de 4,50m a água começa a atingir a via na Rua da Praia e Rua das Camélias. Acima de 5,1m o status é de alarme, com a água atingindo a Rua Alberto Ramos, no bairro Feitoria/São Geraldo.

Prevenção

A Prefeitura de São Leopoldo já realizoul de forma emergencial, a recomposição dos diques no Arroio da João Corrêa (bairro Vicentina) e no bairro Santos Dumont/Vila Brás, com a compactação e selagem das estruturas. As cinco Casas de Bombas estão em operação, caso se faça necessário o seu acionamento.

Por segurança, foram mantidas 4 bombas móveis com capacidade de drenagem de 3.300 litros por segundo cada, nos bairros Vicentina e Santos Dumont/Vila Brás (duas em cada bairro). Além disso, seguem instaladas duas bombas móveis no Arroio Cerquinha, que drenam juntas até 500 litros por segundo, e duas na Campina, que totalizam 2.100 litros por segundo.

A Força-Tarefa de limpeza em São Leopoldo já recolheu mais de 200 mil toneladas de resíduos das ruas. As equipes de limpeza estão trabalhando nos 26 setores no qual a cidade foi dividida, para gerenciar da melhor forma o serviço de recolhimento através dos mil trabalhadores e das mais de 300 máquinas. As equipes estão priorizando neste momento as regiões mais atingidas pela enchente, principalmente as áreas mais baixas e pontos considerados críticos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas