TEMPO INSTÁVEL

Defesa Civil de São Leopoldo emite alerta de chuvas fortes neste final de semana

Acumulados devem ser de 40mm a 80mm por dia na metade norte do RS

Publicado em: 04/07/2024 16:35
Última atualização: 04/07/2024 16:35

A Defesa Civil de São Leopoldo divulgou, nesta quinta-feira (4), o Boletim Meteorológico da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema/RS), que prevê condições de chuvas pontualmente fortes entre sábado (6) e domingo (7) sobre o Nordeste e Leste gaúcho.

Final de semana deve ser chuvoso no Nordeste e no Leste gaúchos Foto: Amanda Krohn/Especial

No sábado (6), o fluxo de umidade vindo do Norte aliado ao sistema de baixa pressão intensifica as chuvas sobre a Metade Norte, com acumulados significativos de 40 e 80mm/dia, podendo chegar a 90mm/dia na Serra e Litoral Norte.

No domingo (7), o fluxo de umidade do Norte aliado a uma frente fria sobre o oceano mantém as chuvas sobre o Norte, Serra e Litoral Norte, com volume de chuvas de 40 e 60mm/dia, devendo passar dos 70mm/dia nos Campos de Cima da Serra e Litoral Norte.

Chuva fraca na segunda-feira

A tendência é que na segunda-feira (8), os resquícios da frente fria com a umidade do oceano em direção a costa favoreçam chuvas fracas e pontualmente moderadas na Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral e Serra.

Ao final deste Alerta, os acumulados poderão variar de 75 a 100mm sobre o Norte, Nordeste, Litoral e Serra, devendo passar pontualmente dos 130mm nos Campos de Cima da Serra e Litoral Norte.

Rio dos Sinos

Pelo Sistema de Telemetria da Agência Nacional de Águas (ANA/CPRM), o nível do Rio dos Sinos nesta quinta-feira (4), está em 3,61m pela medida das 14h15 e está em declínio de 1cm/h. A situação do Rio dos Sinos passou para o status de Atenção pelo Plano de Contingência (Placon).

A Prefeitura de São Leopoldo já realizou a recomposição dos diques no Arroio da João Corrêa (bairro Vicentina) e no bairro Santos Dumont/Vila Brás, com a compactação e selagem das estruturas. As cinco Casas de Bombas estão em operação, caso se faça necessário o seu acionamento.

Canais de emergência

Os telefones para contato em caso de emergência são o 193 do Corpo de Bombeiros, o (51) 2200-0633 (horário comercial) e (51) 98924-7852 da Defesa Civil Municipal, e número 153 da Guarda Municipal, todos durante 24 horas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas