A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Antônio Leite volta às aulas após as cheias de maio de 2024 nesta segunda-feira (15). Inicialmente, este retorno era previsto para a quarta-feira (17), junto com outras oito escolas, no entanto, as datas foram alteradas.
Ainda nessa semana, estão previstas a volta às aulas pós-cheias de duas escolas na quarta-feira (17). São essas: a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Edgard Coelho e a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vitória Régia. As outras seis escolas que também retornariam nesta quarta devem ter o retorno de forma gradual, estimado para ocorrer até o dia 26.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), as datas de retorno sofrem alterações devido à evolução da reconstrução das escolas atingidas pela enchente, cuja demora pode variar conforme as condições climáticas e a complexidade das obras.
Recuperação das aulas ocorre em dois formatos
A diretora pedagógica da Smed, Carla Escosteguy, explica que há cinco calendários letivos, criados conforme as datas de início das aulas. “Hoje estamos no quinto calendário, o E, que é o da escola Castro Alves. O grupo A é do dia 3 de junho, quando começaram as 19 escolas não atingidas“, diz. “A partir do momento em que há condições de receber as crianças, o que aconteceu por etapas, a gente abre o calendário”, continua.
Segundo Carla, a recuperação da carga horária se dá em dois formatos. “Na grande maioria a nossa recuperação será aos sábados, uma parte presencial e uma parte com atividades complementares.”
Quanto ao recesso, a diretora afirma que as escolas que iniciaram no dia 3, 10 e 19 de junho devem ter férias entre os dias 22 e 26 de julho. Já as que iniciam em julho tiveram seu recesso antecipado para os dias 24 a 28 de junho.
LEIA TAMBÉM