ACOLHIMENTO

Contra ameaças e notícias falsas, escolas respondem com ações de amor e paz

Em São Leopoldo, abraços, flores e muito carinho foram encontrados nas instituições de ensino durante o 20 de abril

Publicado em: 21/04/2023 11:07
Última atualização: 04/03/2024 15:54

No dia em que uma onda de boatos alertava para possíveis atentados a escolas, as instituições de ensino se organizaram para promover justamente o contrário. Sentimentos bons e acolhimento foram alguns dos pedidos de alunos, professores e funcionários nas atividades que marcaram a quinta-feira (20), nos colégios leopoldenses.

Na Emef Salgado Filho, Giovanna entregou flor para a professora Alessandra durante ação Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Senador Salgado Filho, do bairro Santo André, foi uma delas. “Nós combinamos que hoje (quinta-feira) iríamos trabalhar a paz, o amor, o carinho, o cuidado, o respeito, e pedimos que os alunos trouxessem uma flor de casa e viessem com o uniforme da escola ou com uma camiseta branca, para que a gente pudesse fazer uma atividade de confraternização”, explicou a diretora Joselane Schmidt.

“Uns cuidando dos outros”

Para tanto, todas as turmas foram reunidas na quadra de esportes da instituição. “Vamos trabalhar os sentimentos de amor, paz, tranquilidade, para eles se sentirem seguros, acolhidos”, complementou. “Uns cuidando dos outros. O dia de hoje (quinta-feira) foi para trabalhar coisas boas e não a questão de medo que a gente veio presenciando nos últimos dias”.

Durante a ação, alunos se ofereceram para falar o que sentiam. “Eu tenho amor e por isso que vim estudar nessa escola”, disse Gabriel, 8 anos, aluno do 3º ano, ao pedir o microfone. Logo após, as turmas mostravam alguns dos trabalhos feitos em sala de aula, como cartazes que enfatizavam o pedido por paz. Para finalizar, todos foram convidados a entregar as flores que trouxeram para alguém ou abraçar um colega.

LEIA TAMBÉM: 'Botão de Pânico' começa a ser instalado nas escolas municipais de São Leopoldo

Ao mestre com carinho

Giovanna e a professora Alessandra Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial
Estudante do 4º ano da Emef, Giovanna Francisco Gomes, 9 anos, levou uma flor e contou sobre os trabalhos que estava fazendo em sala de aula sobre a temática. “Fizemos um potinho da paz. Pintamos um potinho e pedimos coisas como amor e sentimentos bons”. Mais tarde, ela entregou a flor para sua professora, Alessandra Lampugnani.

O secretário municipal de Educação, Ricardo Fernandes da Luz, acompanhou ações em algumas escolas ontem, inclusive na Emef Salgado Filho, e agradeceu o empenho dos educadores em seguir trabalhando e promover ações diferenciadas neste dia 20 de abril. “A escola é dos profissionais de educação, a escola é das crianças, a escola é da comunidade. As nossas escolas de São Leopoldo são da paz”.

Trabalhando na prevenção

A Emef Salgado Filho atende da Educação Infantil ao 9º ano, e conta com cerca de 550 alunos, nos turnos da manhã e tarde. A diretora Joselane confessou que famílias e estudantes se mostravam muito preocupados com as notícias e boatos espalhados sobre possíveis atentados. Mas, a todo momento, a instituição vinha conversando com a comunidade escolar e falando sobre os cuidados que toma, como porteira em tempo integral, câmeras de segurança e o incentivo ao uso do uniforme para ajudar a identificar os alunos.

“O combinado aqui é todo mundo cuidando de todo mundo. Então, qualquer movimento diferente estamos atentos, um comunicando o outro, mas acima de tudo trabalhando na prevenção. Os cuidados no dia a dia sempre tivemos, a intenção agora é só redobrar e fazer com que sintam seguros na escola. Porque escola é lugar de brincadeira, de alegria, de aprendizado e não de medo.”

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas