SÃO LEOPOLDO

Construção da UBS Santo Augusto deve ser concluída em 60 dias, estima prefeitura

Investimento para implementação do novo posto de saúde é de R$ 230 mil

Publicado em: 17/04/2024 11:23
Última atualização: 17/04/2024 11:24

A estimativa atualizada da Prefeitura de São Leopoldo é de que a nova UBS Santo Augusto, que está sendo implantada no bairro Scharlau, tenha sua entrega nos próximos 60 dias. Com a ordem de início da implantação dada em janeiro deste ano, o investimento é de R$ 230 mil nos 215 metros quadrados de um prédio construído inicialmente para ser um centro comunitário, e que vem sendo reformado para abrigar salas e consultórios.

Prefeito Ary Vanazzi vistoriou obra da UBS Santo AugustoThales Ferreira/Prefeitura de São Leopoldo
Vanazzi vistoriou obras da nova unidade na ScharlauThales Ferreira/Prefeitura de São Leopoldo

O prefeito Ary Vanazzi visitou as obras para a operação da nova UBS leopoldense na tarde de terça-feira (16), apontando a importância que a unidade básica terá para a melhoria na mobilidade e na qualidade de vida para a comunidade.

"Transformamos esse loteamento, a partir da Secretaria da Saúde, em um posto de atendimento da Santo Augusto para atender grande parte da população aqui da comunidade, o que vai ser um avanço muito grande e grande parte do deslocamento, visto que agora as pessoas estão tendo que atravessar a estrada para acessar o posto de saúde mais próximo", afirmou.

Desafios

O novo secretário municipal da Saúde, Julio Dorneles, que assumiu a pasta nesta terça-feira (16), abordou o compromisso da secretaria em manter uma estrutura de saúde adequada nas comunidades.

"Temos uma série de desafios para cumprir. Nesta comunidade existem pessoas trabalhando em diversos municípios da região, por isso precisamos ter uma estrutura de atendimento local, e isso estamos construindo através da implantação desta UBS", destacou o novo secretário.

A UBS Santo Augusto contará com uma equipe completa de profissionais da área da saúde: médico clínico-geral, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente administrativo, gerente de unidade, dentista e auxiliar de saúde bucal.

Mais atenção básica

Com a nova UBS Santo Augusto e outras obras planejadas na área de saúde, São Leopoldo busca cumprir a principal meta firmada no programa Nova Saúde São Léo: a ampliação da cobertura na atenção básica.

Em 2022 o percentual era de 36% e, em 2023, passou para de 60%. A meta é chegar a 70% até o final de 2024 com a reforma e construção de novas unidades como a da Santo Augusto. A previsão é de chegar ao final deste ano com 28 unidades básicas em São Leopoldo (atualmente são listadas 24 unidades no site da Prefeitura).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas