SÃO LEOPOLDO
Consórcio deve começar obra na 5ª quadra da Rua Independência a partir desta segunda-feira
Trânsito será bloqueado no entroncamento da Rua Grande com a Presidente Roosevelt para início das intervenções; segunda quadra, entre as ruas Brasil e Osvaldo Aranha, deve ser entregue também nesta segunda
Última atualização: 21/07/2024 15:37
A Prefeitura de São Leopoldo informou que três serviços importantes devem ocorrer nas obras de modernização e revitalização da Rua Independência, a chamada Rua Grande, no Centro de São Leopoldo, a partir desta segunda-feira (22).
O primeiro deles é o bloqueio do trânsito por 7 dias (dependendo das condições climáticas) no entroncamento da Rua Grande com a Presidente Roosevelt, para a execução das obras de macrodrenagem da rede pluvial, esgoto cloacal, passagem da tubulação das redes de energia elétrica e lógica (telefonia e internet) e colocação das caixas principais da elétrica e lógica. Outra intervenção é o início das obras da quarta para a quinta quadra da Rua Independência, entre as ruas Presidente Roosevelt e Conceição.
LEIA TAMBÉM: Remissão de IPTU é sancionada para atingidos pela enchente de maio
Segunda quadra deve ser concluída
Como anunciado na semana passada, o Consórcio São Leopoldo, responsável pelos trabalhos, deve concluir as obras de infraestrutura na segunda quadra, entre as ruas Brasil e Osvaldo Aranha, e o trânsito de veículos será liberado nas ruas Independência e Osvaldo Aranha.
No entroncamento das vias públicas está sendo finalizado o calçamento de paralelepípedos e a pavimentação asfáltica já foi concluída nos trechos da Osvaldo Aranha, entre as ruas Primeiro de Março e Marquês do Herval. As equipes finalizam as calçadas com pedras de basalto no cruzamento das vias públicas. O local também deve receber sinalização viária e pintura das faixas de pedestres.
Sinalizações na primeira e segunda quadras
As equipes do Consórcio iniciaram nesta semana a pintura das faixas de pedestres na primeira quadra da Independência, entre a Avenida Dom João Becker e Rua Brasil. Também estão sendo colocadas as placas de trânsito ao longo da primeira e segunda quadra até o cruzamento com a Rua Osvaldo Aranha.
A partir da retomada dos trabalhos, o cronograma de entrega permanece em uma quadra por mês. Com a paralisação de um mês (maio), a previsão é que as quatro quadras sejam finalizadas em setembro, dependendo das condições climáticas. A conclusão das oito quadras deve ocorrer até fevereiro de 2025.
FIQUE ATENTO: Caravana da Defensoria Pública tira dúvidas sobre benefícios do governo federal e estadual
Andamento da obra
- Primeira Quadra: Foi finalizada a parte estrutural, restando a colocação dos pedestais de ligação da rede elétrica predial e comercial, que já teve início antes da enchente e foi retomado. As equipes iniciaram a pintura das faixas de pedestres e colocação das placas de trânsito. Mobiliário, plantio de árvores (Ipês e Acers) e acabamentos são a próxima etapa.
- Segunda Quadra: A infraestrutura na segunda quadra deve ser finalizada nesta segunda (22). As equipes iniciaram a colocação das placas de trânsito. Outro trabalho são os arremates nas tampas das caixas principais da rede lógica e elétrica, rede pluvial e da rede cloacal.
- Terceira Quadra: O Consórcio realizou 80% da pista de rolamento de concreto. Os trabalhos de assentamento do calçamento de paralelepípedos devem acontecer a partir da semana que vem, mas antes é preciso avançar com o concreto a calha coletora da rede pluvial. Teve início a remoção da calçada antiga do lado direito para a concretagem.
- Quarta Quadra: As redes de macrodrenagem pluvial e de esgoto cloacal foram finalizadas. As equipes trabalham na colocação dos dutos das redes de energia elétrica e lógica, com aterramento da base.