O resultado da eleição para as unidades do Conselho Tutelar de São Leopoldo será oficializado somente no dia 19 de outubro, após o término do prazo para a apresentação de recursos e a deliberação sobre os mesmos. Mas os números de votos contabilizados para cada candidato já foram divulgados e mostram um leopoldense como o mais votado entre os que concorreram na região.
Jovem, nascido em São Leopoldo e criado na comunidade da Vila Brás, no bairro Santos Dumont, o conselheiro com mais votos na cidade, com 2.625 votos, Jonathan Gabriel de Oliveira, se surpreendeu com sua expressiva votação e com o carinho que tem recebido desde a divulgação do resultado.
O total de votos conquistados por ele é cerca de 38% maior do que o primeiro colocado nas eleições de 2019 – Jéferson Falcão Mello, hoje vereador na cidade e na época reeleito para o seu segundo mandato como conselheiro -, mesmo o número de votantes este ano ter sido menor do que naquela oportunidade (em 2019, aproximadamente 12 mil pessoas foram à votação para o Conselho Tutelar. Este ano, foram 8.911).
- Veja quem são os conselheiros tutelares eleitos em São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Esteio
- Confira os nomes dos conselheiros eleitos e suplentes em Portão e Capela de Santana
Primeira vez
Gabriel, como ele diz ser chamado por todos, tem 28 anos e concorreu pela primeira vez ao Conselho Tutelar de São Leopoldo. Estudante de Serviço Social e trabalhando na área de finanças, ele mora atualmente no bairro Feitoria, com a esposa, Daniele, e a filha Valentina, de 7 anos.
Projetos sociais e voluntariado em instituições
Gabriel conta que resolveu se candidatar ao cargo após conhecer o trabalho do órgão, através de amigos que já atuam como conselheiros. “Sabendo da importância do trabalho que eles realizavam, e pela minha vivência no meio infantil – através de projetos sociais que desenvolvo pela Associação Beneficente Pão e Vida, e alguns voluntariados a instituições tais como a Casa Aberta, no bairro Campina –, comecei a estudar e conhecer mais do trabalho e me encantei. Principalmente pelo trabalho da rede de proteção”, colocou.
“Como pai, me sensibilizo muito com a causa. Estar como conselheiro eleito hoje me deixa muito feliz, pois sei que poderei contribuir muito mais para a cidade e as famílias que precisam muito desse serviço”, acrescentou.
Importância do trabalho do colegiado integrado à rede
Sobre ser o mais votado da cidade, ele comenta que o feito foi surpreendente. “Mas muitas pessoas me conhecem desde criança e sabem da minha luta até aqui. Estou sendo muito surpreendido com mensagens de pessoas que há anos não via e confirmaram o voto em mim exatamente por isso, por saber quem sou e por nunca ter mudado meus ideais e princípios”, avaliou Gabriel.
“Como conselheiro, entendo a importância do trabalho do colegiado integrado à rede. Os eleitos são pessoas muito capacitadas ou dispostas a fazer se cumprir o nosso papel de defesa e garantia de direitos. Não abro mão dos meus princípios e valores. Aplicarei as medidas previstas no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) sempre, mas também sensibilizado às fragilidades das famílias e crianças da nossa cidade”, destacou.
Vivência familiar
“São Leopoldo é uma cidade maravilhosa de se viver! Precisamos trazer o protagonismo de vivência familiar ao centro de tudo. Serei um conselheiro muito ativo, os 2.625 votos que recebeu serão muito bem representados”, completou o candidato mais votado.
Conforme Gabriel, em São Leopoldo ele deve atuar no Conselho Tutelar Centro.
Os prazos do processo eleitoral
Conforme a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdedica), Maristel Brasil Pereira, até esta terça-feira (3), dois dias após o pleito, o órgão havia recebido duas notificações: uma para candidato eleito e outra para candidato que entrou como suplente.
O prazo para a apresentação de recursos quanto a ocorrências e impugnações de candidatos vai até amanhã, 5 de outubro. Após esse período, o Comdedica avalia as contestações até o dia 13 de outubro, e, no dia 18, realiza plenária extraordinária para deliberação dos recursos quanto as impugnações. O resultado definitivo do processo eleitoral, por fim, sai no dia 19 de outubro.
Os 10 primeiros colocados na votação são eleitos e assumem, nas unidades Centro e Zona Norte do Conselho Tutelar de São Leopoldo (sendo cinco para cada órgão), no dia 10 de janeiro de 2024. Os 10 seguintes na lista, entram como suplentes. As funções são exercidas pelos próximos 4 anos.
Os conselhos leopoldenses
Conselho Tutelar Centro
Endereço: Avenida João Corrêa, nº 1.350, sala 307, Centro
Telefone: (51) 2200 0604 plantão (51) 98924-6360
E-mail: conselhotutelar.centro@saoleopoldo.rs.gov.br
Horário de expediente: Segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
LEIA TAMBÉM
Conselho Tutelar Zona Norte
Endereço: Rua Adão Hoeffel, 59, bairro Rio dos Sinos
Telefone: (51) 3588-1759 e plantão (51) 98924-7303
E-mail: conselhotutelar.norte@saoleopoldo.rs.gov.br
Horário de expediente: Segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h