O Congresso do Bicentenário, que ocorre às 10h do dia 26 de março, já tem confirmado o neurocientista Dr. Miguel Nicolelis como um dos palestrantes. O evento ocorre na Sociedade Orpheu em São Leopoldo e faz parte da programação que será realizada de 25 a 27 de março, com o tema “São Leopoldo: onde o passado, presente e futuro se encontram – 1824 – 2024”. A palestra com Nicolelis é gratuita com vagas limitadas, mediante inscrição prévia.
O Congresso do Bicentenrio é promovido pela Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult), e da Faculdades EST. A programação traz uma pluralidade de temas que serão abordados por professores, gestores e pesquisares de diversas áreas, reunindo palestrantes brasileiros e da Alemanha. Os eixos temáticos previstos são: História, política e governança; Economia e Produção Mais Limpa; Educação; e Religião. Estas atividades serão realizadas no Auditório do Prédio H da Faculdades EST.
De acordo com o secretário Municipal de Cultura e Relações Internacionais, e coordenador do Bicentenário, Marcel Frison, o congresso será um momento muito marcante, com uma intensa programação. “O Congresso será um momento muito especial da celebração do Bicentenário de São Leopoldo e os 200 anos da imigração alemã. Reuniremos delegações da Alemanha, assim como de outras nacionalidades com a comunidade local para vermos nosso passado e presente e projetarmos o nosso futuro”, comenta Frison.
Palestrante é pioneiro no estudo sobre interação cérebro-máquina
Miguel Nicolelis é médico e neurocientista, graduado pela Universidade de São Paulo, com doutorado em Fisiologia Geral também pela USP, e pós-doutorado em Fisiologia e Biofísica pela Hahnemann University (EUA). Em julho de 2021, recebeu o título de Professor Emérito da Duke University (EUA), após ter lecionado nesta universidade de 1994 a 2021, como Professor Titular do Departamento de Neurobiologia. Fundou e dirigiu o Centro de Neuroengenharia da Duke University por 20 anos.
É pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina e lidera pesquisas que desenvolvem esta tecnologia, além de sua aplicação no restabelecimento de movimentos em pessoas acometidas por paralisias e doença de Parkinson. Fundou e dirige o Projeto Andar de Novo (Walk Again Project).
Membro das Academias de Ciência da França e do Brasil. Em 2004, foi apontado pela Revista Scientific American como um dos 20 maiores cientistas da atualidade. Em 2015, a revista americana Foreign Policy elegeu Nicolelis como um dos cem pensadores de maior influência no mundo. Em 2020, coordenou o Comitê Científico de Combate ao Coronavírus da região Nordeste do Brasil.
Autor dos livros: “Muito além do nosso eu: a nova neurociência que une cérebros e máquinas – e como ela pode mudar nossas vidas”; “Made in Macaíba – a história da criação de uma utopia científico-social no ex-império dos Tapuias”; “O Cérebro Relativístico – como ele funciona e por que ele não pode ser simulado por uma máquina de Turing”; e “O verdadeiro criador de tudo – como o cérebro humano esculpiu o universo que nós conhecemos”.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- congresso do bicentenário
- congresso do bicentenário da imigração alemã
- congresso do bicentenário da imigração alemã em São Leopoldo
- palestra do dr Miguel Nicolelis
- palestra do dr Miguel Nicolelis no congresso do bicentenário
- palestra do neurocientista dr Miguel Nicolelis
- palestra do neurocientista dr Miguel Nicolelis no congresso do bicentenário