Segundo o secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) de São Leopoldo, Sandro Della Mea Lima, a recomendação, no momento, é que pessoas que tiveram móveis e materiais atingidos pela enchente deixem os entulhos descartados em frente às suas casas, pois já há equipes, com retroescavadeiras e caçambas, nas ruas para fazer o recolhimento.
Para quem precisar, os ecopontos do bairro Feitoria (Avenida Feitoria, 3.561) e Duque de Caxias (Rua Nereu Ramos, 371, esquina com a Rua Porto Velho) estão abertos para os munícipes descartar até 1 metro cúbico por dia de resíduos extradomiciliares, como móveis, pneus, entulho de construção civil, etc. O ecoponto da Scharlau está inoperante, pois está alagado.
A Semurb destaca que lixo domiciliar não é aceito nos ecopontos.
Resíduos domiciliares não devem ser deixados em frente às casas
A comunicação da prefeitura explica que a coleta domiciliar ainda não está normalizada, por diversas razões: deslocamentos das equipes, devido aos bloqueios das vias no recolhimento e no destino dos resíduos pós coleta; na frota e na equipe que estão reduzidas, pois foram afetados de alguma forma pelas cheias; e pela alta demanda de resíduos gerados nos locais de acolhimento às famílias desabrigadas.
De acordo com a Semurb, o recolhimento prioritário continua sendo nos abrigos, mas de forma gradativa a coleta vai recolhendo os bairros que não tem mais água nas vias, de acordo com as rotas dos locais prioritários e da capacidade do caminhão de comportar mais resíduos.
O secretário Sandro também faz um apelo à população, para não descartar os resíduos domiciliares em frente às casas, para não gerar acúmulo de lixo nas ruas.
Limpeza das ruas também em execução
A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov) iniciou, na sexta-feira (10), a limpeza de ruas. Por conta das chuvas e do alagamento, muitos entulhos ficaram espalhados nas vias dos bairros. Com isso, a Semov esteve nos bairros Pinheiro e Independência, recolhendo principalmente restos de móveis inutilizados.
Conforme a prefeitura, também está sendo realizada a limpeza de bocas de lobo, que ficaram entupidas por conta da quantidade de lixo nas estruturas. Num primeiro momento, os serviços foram realizados na rua Rio Itajaí, no bairro Feitoria.
“Nós já descarregamos 250 cargas de caminhões grandes. São muitas coisas perdidas, isso tudo estava nas ruas da nossa cidade e nós estamos recolhendo noite e dia para atender nossa comunidade”, ressaltou o titular da Semov, Geraldo Passos, sobre a realização dos serviços.
Para solicitar o serviço de retirada de entulhos decorrentes da cheia, entre em contato com a prefeitura pelo WhatsApp: (51) 98502-3766.
Operação tapa-buracos
A Semov também começou a operação tapa-buracos nas ruas que foram atingidas pelas enxurradas e pela enchente nos últimos dias. Segundo a pasta, na sexta (10), foram restauradas as avenidas São Borja, nos bairros Rio Branco e Jardim América; John Kennedy, no bairro Jardim América; e na Rua Jaime Caetano Braun, no bairro Duque de Caxias.
LEIA TAMBÉM
A estrada do Morro de Paula, no bairro Fazenda São Borja, que é de chão batido, estava intransitável por conta do barro molhado. Para a recuperação, foi colocado saibro e brita na estrada, além da utilização de máquinas para o emparelhamento do terreno.