Com a chegada do Papai Noel e o espetáculo natalino do Projeto Concertos Especiais: “A Família Tannenbuam: Natal é tempo de amar”, da Presto Produções, foi aberta oficialmente na sexta-feira (8), a 3ª edição do Feliz Natal em São Leopoldo, Vila de Natal e Semae Cultural. O evento ocorre na Praça 20 de Setembro, a Praça da Biblioteca, no Centro de São Leopoldo.
O bom velhinho chegou ao local depois de uma caminhada luminosa, que partiu da árvore de Natal instalada na Rua Independência, em frente ao Heinz Beer, junto a pessoas que trouxeram sua lanternas e velas e tendo à frente sua banda musical, que tocou músicas natalinas durante o trajeto.
Comunidade abraçou o projeto
Na solenidade de abertura, o secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, agradeceu a todos os presentes, desejou um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. “Quero cumprimentar aqui todas as crianças, as famílias que estão na praça, tenho certeza absoluta que o nosso Natal está crescendo e é muito lindo ver essa praça lotada de famílias”, disse Spolaor, representando o prefeito Vanazzi que se encontra em Brasília em agenda. “Nós queremos que esse amor de Jesus Cristo, do compartilhamento, da partilha, possa ser o que cada vez mais abraça nossos lares e que cada dia possamos ser mais felizes”, refletiu.
“Um evento deste tamanho, desta magnitude não se constrói da noite para o dia e nem se constrói através de uma pessoa só. Tenho que agradecer aqui ao prefeito Ary Vanazzi porque em 2021 quando levamos até ele a proposta de retomar o natal em São Leopoldo, ele de pronto disse sim e incentivou irmos atrás de apoiadores, de patrocinadores e que envolvesse a comunidade. Em 2022 a Vila de Natal aumentou e, agora, em 2023 aumentou ainda mais, porque a comunidade de São Leopoldo abraçou o projeto”, disse o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel.
Na rota dos natais da região
O diretor-geral do Semae, Geison Freitas, lembrou que um dos idealizadores do atual formato de natal (Feliz Natal em São Leopoldo e Semae Cultural) foi do ex-vice prefeito Ari Moura, falecido em 2022, e que em muito contribuiu para o calendário de eventos culturais do município. “Tenho muito orgulho de manter esse projeto do Ari. Ele foi um dos maiores defensores da cultura leopoldense. Enquanto eu estiver a frente do Semae, o Semae Cultural será prioridade. Estamos colocando São Leopoldo na rota dos natais da nossa região, como berço da colonização alemã e estamos vivendo e respirando o nosso bicentenário. Somos o início da Rota Romântica e São Leopoldo merecia de novo um Natal dessa grandeza, dessa magnitude”, afirmou Geison.
A diretora do Sesc São Leopoldo, Andrea Guedes, e a representante da Sicredi Pioneira, Natieli Rambo, destacaram a parceria da entidade e da cooperativa de crédito em eventos culturais do município e a união de esforços das entidades e comunidade para que se tornasse possível a realização das festividades e atividades natalinas.
Vila de Natal, Semae Cultural e Natal Descentralizado
A Praça da 20 de Setembro ou da Biblioteca recebeu iluminação especial e está toda decorada com árvores natalinas, guirlandas, etc. Até o dia 23 de dezembro, quem visitá-la vai poder conhecer a Vila de Natal, com diversas casinhas em miniaturas, incluindo a casa do Papai Noel, que estará todos os dias recebendo as crianças e suas famílias, a partir das 16h.
Nos bairros, entidades e comunidades locais irão realizar atividades de maneira descentralizada. Os eventos iniciaram em novembro e irão até o dia 6 de janeiro de 2024. Pelo Semae Cultural serão inúmeros shows e espetáculos artísticos até o dia 23 de dezembro.
A programação completa da 3ª edição Feliz Natal em São Leopoldo, Vila de Natal, Semae Cultural ou de forma descentralizada, pode ser conferida aqui.
Confira a programação deste domingo no Semae Cultural:
17h: Grupo Aquarela
18h: Coral Maturidade Ativa
18h30: Espetáculo “A Revolta dos Perús” – Grupo TIA
20h: Juan Mariño
3º Feliz Natal em São Leopoldo
O Feliz Natal em São Leopoldo é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), e do Sesc São Leopoldo. O evento conta com o patrocínio master da Sicredi Pioneira, patrocínio do Sindimetal, da Rossi e apoio do Comtur, Vale Germânico, Rota Romântica, Haas Containers e o Consórcio Operacional Leopoldense (Coleo).
Toda programação cultural da praça é produzida pelo apoio cultural do Semae. O Jornal VS/Grupo Sinos, integra a organização como Media Partner. As decorações do local são responsabilidade da Art Produções.
LEIA TAMBÉM