A comunidade dos abrigos em São Leopoldo pode contar com diversas atividades recreativas para passar o tempo. Entre elas, está a oficina de pilates oferecida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu) para idosos e adolescentes acolhidos no Centro de Eventos. Além disso, crianças e adolescentes podem contar com atividades terapêuticas e outras oficinas até essa quarta-feira (12), em três abrigos, em ação da Associação de Pedagogia de Emergência do Brasil em apoio com a Prefeitura de São Leopoldo, Secretaria Municipal de Educação (Smed), Sedhu e Rede Municipal da Primeira Infância.
Aulas de pilates
As aulas são coordenadas pelo professor Fabrício Barbosa Bauermann, com auxílio dos estagiários Katherine Hendrich Arnt e Lucas Mendes. Bauermann destaca que, “além de melhorar a postura e fortalecer a musculatura, a atividade física proporciona a diminuição do estresse, algo muito importante neste momento frente ao que estas pessoas viveram em função da enchente que atingiu o município”.
As atividades fazem parte do projeto Vida e Movimento e também contempla grupos de mulheres abrigadas na Escola Superior de Teologia (EST), com duas sessões por semana em ambos os abrigos. A primeira aula ocorreu na segunda-feira (10).
Atividades em três abrigos e workshop sobre pedagogia
As atividades da Associação de Pedagogia de Emergência do Brasil ocorrem no Centro de Eventos (avenida São Borja, 1860 – Rio Branco), Monte Alverne (rua São José, 584, bairro São José), ambas a partir das 14h30 às 17h30 e na Faculdade EST (rua Amadeo Rossi, 467 – Morro do Espelho), a partir das 9h às 12h. As ações visam fortalecer a resiliência de cada um, e proporcionar momentos leves de descontração, com oficinas e brincadeiras de diversas formas.
A iniciativa inclui, ainda, o workshop Pedagogia de emergência Rio Grande do Sul às 8h desta quarta-feira (12), no auditório Sergio Gomes C09 – Universidade Unisinos. A atividade é voltada a educadores, pais e profissionais que lidam com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e tragédias.
Para participar do Workshop, é necessário realizar a inscrição através do site divulgado pela Associação. Até o momento, está sendo oferecido de forma gratuita 120 ingressos.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- atividades recreativas nos abrigos
- atividades recreativas nos abrigos de São Leopoldo
- cheia histórica do Rio dos Sinos
- cheia histórica em São Leopoldo
- cheia histórica no RS
- famílias nos abrigos
- famílias nos abrigos de São Leopoldo
- inundações em São Leopoldo
- inundações no RS
- SÃO LEOPOLDO
- tempestade
- TRAGÉDIA NO RS