abc+

CLIMA E INOVAÇÃO

Comitiva de São Leopoldo visita instituto de inovação na Alemanha

O objetivo da visita foi compartilhar experiências e conhecer tecnologias para o monitoramento de inundações

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 21/02/2024 às 14h:29 Última atualização: 21/02/2024 às 14h:30
Publicidade

A Comitiva Leopoldense, em viagem à Alemanha, visitou o Instituto para Qualificação, Inovação, Pesquisa e Consultoria (IQIB), na cidade de Bad Neuenahr-Ahrweiler, na Alemanha, nesta terça-feira (20). O objetivo é compartilhar experiências e conhecer soluções e tecnologias aplicadas pelo instituto para o monitoramento de inundações e soluções para os avisos de alerta em casos de situações extremas climáticas.

Comitiva leopoldense no instituto IQIB na Alemanha



Comitiva leopoldense no instituto IQIB na Alemanha

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo

“Tivemos a possibilidade de conhecer a experiência que o instituto possui, atendendo 70 municípios com soluções e práticas de monitoramento e alerta em situações de inundação que poderão ser compartilhadas conosco”, destaca o secretário do Meio Ambiente de São Leopoldo, Anderson Etter. É importante frisar que a nossa presença abre um mercado, não somente para empresas alemãs, mas também empresas leopoldenses que possam explorar esse mercado e, consequentemente, gerar renda e emprego para a nossa cidade.”

Vale do Ahr

Na segunda-feira (19), a comitiva realizou uma visita ao município de Ahrtal (Vale do Ahr, em português), na Alemanha. O objetivo foi acompanhar a história da catástrofe ambiental que ocorreu em 2021, quando uma onda de inundação atingiu a cidade e destruiu casas, pontes e provocou mais de 190 mortes na região. “Podemos encontrar uma série de problemas comuns neste município, assim como encontramos em São Leopoldo, como a ocupação da planície de inundação.”

“Este é o início de uma jornada na qual estabeleceremos parcerias técnicas a fim de captar recursos financeiros para São Leopoldo, de forma que possamos realizar monitoramento de eventos extremos e o comunicado antecipado à população em caso de situações extremas climáticas.”

Região de Emscher

A comitiva que está na Alemanha é formada pelo secretário do Meio Ambiente, Anderson Etter, secretário-adjunto de Cultura e Relações Internacionais, Jarida Rocha, diretor Comercial e de Finanças do Semae, Maurício Miorim, supervisora de Gestão Ambiental do Semae, Laís Moraes, coordenador técnico do Observatório do Clima de São Leopoldo, Everson Gardel, e pelo diretor de Licenciamento Ambiental, Fabiano de Mari. O grupo faz visitas técnicas desde o dia 17 e elas seguem até sexta-feira (23) nas cidades da região de Emscher.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade